São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Conmebol condiciona volta do G4

SÉRIE A
Se time do Brasil vencer a Sul-Americana, G3 será retomado

LUCAS REIS
DE SÃO PAULO


O G4 do Campeonato Brasileiro, que virou G3 por 25 dias, voltou ontem a ser G4.
Mas a decisão não é final.
A Conmebol, que havia tirado uma vaga do Brasil da Taça Libertadores de 2011, cedeu aos protestos da CBF e recuou em sua decisão.
A entidade havia alterado o regulamento pois o campeão desta Copa Sul-Americana terá, pela primeira vez, classificação garantida à Libertadores. Em contrapartida, o país do atual campeão da Libertadores -o Brasil, do Internacional- perderia uma de suas vagas fixas.
Com a nova determinação, os quatro primeiros colocados deste Campeonato Brasileiro ganharão o direito de disputar a competição, como reza o regulamento da CBF.
Ocorre que o cenário poderá ter novas reviravoltas.
Isso porque, caso algum clube brasileiro vença a atual edição da Copa Sul-Americana, o Brasil volta a perder uma vaga na Libertadores.
Quatro brasileiros disputam as oitavas de final da Copa Sul-Americana: Palmeiras, Atlético-MG, Goiás e Avaí. Se um deles for campeão, o G4 voltará a ser G3.
E, se isso ocorrer, uma brecha jurídica será aberta, pois o regulamento do Campeonato Brasileiro será ferido.
Então a decisão da volta do G4 estará aberta até a final da Copa Sul-Americana, no início de dezembro, ou se os brasileiros caírem antes.
"Eu não sei quantas vagas o Campeonato Brasileiro dará. Só posso dizer quantas vagas o Brasil terá: a do campeão, Inter, e mais cinco", afirmou à Folha Eduardo Deluca, secretário-geral da Conmebol. "Conversem com o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] e com o Marco Polo Del Nero [da FPF], que estiveram na reunião", declarou.
Em seu site, a CBF confirmou a decisão da Conmebol, incluindo esta ressalva.
Alheios ao imbróglio, os times que ocupam a zona intermediária do Brasileiro-10 comemoraram a notícia.
O São Paulo, por exemplo, estava a seis pontos de uma vaga no torneio continental.
Agora está a apenas dois.
Até esta 30ª rodada, os classificados seriam Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Atlético-PR -o time paranaense é apenas o sexto colocado, mas Santos (campeão da Copa do Brasil) e Inter ocupam a quarta e quinta posições, respectivamente.


Colaborou RODRIGO BUENO, de São Paulo


Texto Anterior: Foco: Hoje no Olhanense, Lulinha tem aumento no Corinthians
Próximo Texto: Brasil estreia contra o Paraguai no sub-20
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.