São Paulo, segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO TRICAMPEÃO


Time ganha o título mundial pela terceira vez e se torna o mais vitorioso dos clubes brasileiros

Mineiro fura muralha do Liverpool, e Rogério brilha para garantir o 1 a 0 de final dramática



O maior do mundo, o maior do Brasil

TONI ASSIS
ENVIADO ESPECIAL A YOKOHAMA

"Entre os grandes, és o primeiro." Ontem, em Yokohama, no mesmo estádio em que a seleção conquistou o penta em 2002, o São Paulo consolidou, sem dúvida, o trecho de seu hino. Com um gol do volante Mineiro, aos 27min do primeiro tempo, o time do Morumbi venceu o Liverpool por 1 a 0, levantou sua terceira taça de campeão mundial e se tornou o mais vitorioso clube brasileiro.
A façanha veio com sofrimento, pois os são-paulinos foram pressionados na maior parte do tempo. Mas a atuação perfeita do goleiro Rogério, símbolo do título e eleito melhor jogador do Mundial pela Fifa, fez o time resistir.
O São Paulo é a primeira equipe do país a vencer três vezes a competição. Com o triunfo, o clube entra no seleto grupo dos tricampeões mundiais, que reúne Boca Juniors (ARG), Real Madrid (ESP), Peñarol (URU), Nacional (URU) e Milan (ITA).
Desse modo, a equipe tricolor deixou para trás o lendário Santos de Pelé, bicampeão em 1962 e 1963. O time também se distanciou de Flamengo, Grêmio e Corinthians, que têm uma taça.
A consagração são-paulina em Yokohama ainda deu ao time o privilégio de ser o único a ganhar o Mundial sob as duas formas em que foi disputado.
Em 1992 e 1993, bateu Barcelona e Milan, respectivamente, quando a disputa se restringia a sul-americanos e europeus. Neste ano, o torneio, que teve pela segunda vez a chancela da Fifa, reuniu as equipes campeãs de todas as confederações da entidade.
Na primeira edição nesse formato, disputada no Brasil em 2000, os corintianos venceram.
O tricampeonato também dá aos são-paulinos a melhor performance na competição desde 1998, quando o uruguaio Nacional ergueu seu terceiro troféu. Os dois clubes jamais foram derrotados em decisões do Mundial. Todos os outros vencedores já perderam. Os campeões mundiais chegam amanhã ao país.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: São Paulo tricampeão: Na final de 4 gols, paulistas marcam o único que valeu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.