São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOSÉ ROBERTO TORERO

Palpites para o Paulistão


Tanto o torneio quanto seus campeonatinhos vão até maio, quando veremos se irão vingar as minhas apostas

AMANHÃ COMEÇA o Campeonato Paulista. Nos últimos anos, os times do interior deram trabalho, pois começaram o torneio mais ligados por conseguirem fazer uma pré-temporada. Mas em 2009 as coisas serão diferentes. Creio que os quatro grandes estarão mais fortes desde as primeiras partidas. Nenhum deles perdeu um jogador fundamental e todos fizeram alguma contratação interessante.
O São Paulo é o favorito. Manteve a base e recebeu bons reforços. Wagner Diniz, Arouca, Júnior César e Washington se encaixam no esquema tricolor feito mão na luva, feito dedo no nariz. Acho que não terão problemas de adaptação. É como se o time esperasse por eles.
O Corinthians fez bom teste contra o Estudiantes. Parece um time embalado, bem-humorado, que acredita em si mesmo. E começou a se preparar antes dos outros grandes. Ronaldo pode até não dar certo que o time, sem ele, já é bem interessante. É meu candidato a vice.
O Santos contratou muitos e bons jogadores. Até o time reserva é decente neste começo de ano. Como ocorreram muitas trocas, deve demorar a se entrosar. Um dos destaques poderá ser o pequeno Madson, ex-Vasco. Alguns otimistas torcedores já dizem que a Vila será conhecida como Madson Square Garden. O Palmeiras vive situação mais complicada. Por conta da indefinição política, o clube perdeu muitos atletas e trouxe poucos. Estranhamente, Luxemburgo está quieto, aparentemente conformado com a redução do elenco. Mas Keirrison dará certo charme à equipe.
Mas, dentro do torneio, há alguns outros campeonatinhos. O mais óbvio é a disputa pela artilharia. Os favoritos são Washington, Kléber Pereira, Keirrison e Ronaldo. Mas suas sombras (Borges, Roni, Souza e Diego Souza) podem surpreender. Além disso, há uma disputa entre os atacantes do interior. Temos Pedrão (Barueri), Alex Afonso, de volta ao Ituano, Rodrigão (Guaratinguetá), o argentino Frontini (Botafogo) e o ex-vascaíno Valdiram (Noroeste).
Meus candidatos são Washington (entre os quatro grandes) e Pedrão (entre os médios e pequenos).
Outra luta interessante será para decidir quem levará o troféu Fraldão de Ouro. Há fortes candidatos: o corintiano Marcelinho (36, Santo André), o santista Giovanni (36, Mogi) e Amoroso (34, de volta ao Guarani).
E há menos cotados que podem surpreender, como Alessandro Cambalhota (35, Noroeste), Tuta (34, São Caetano) e Sérgio Manoel (36, Bragantino). Voto em Marcelinho. E quem será o melhor goleiro do interior, o chato que acordará inspirado e tirará pontos dos times grandes? Meus candidatos são Aranha (Ponte Preta), Paulo Musse (Botafogo), o veterano Mauro (Mirassol) e Renê (Barueri). Fico com Aranha.
Ainda haverá luta entre os técnicos dos times pequenos para ver quem irá para uma equipe maior no final. Bons nomes são Marcelo Veiga (Bragantino), Luiz Carlos Ferreira (Paulista), Estevam Soares (Portuguesa), Sérgio Guedes (Santo André) e Oswaldo Alvarez (São Caetano). Aposto em Sérgio Guedes.
Bem, leitor futurista e futuróloga leitora, amanhã começa o Paulista e seus campeonatinhos. Dia 3 de maio saberemos quem são os campeões. E que meus palpites foram infelizes.

torero@uol.com.br



Texto Anterior: Início: Seleção Sub-20 faz 1º jogo no Sul-Americano
Próximo Texto: Corinthians lucra R$ 1 mi sem escalar Ronaldo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.