São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

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"Playboys" duelam por semifinal

COPA SP
Times da Traffic e do Pão de Açúcar são exceções em torneio


LEONARDO LOURENÇO
DE SÃO PAULO

A Copa São Paulo, que hoje definirá seus quatro semifinalistas, verá uma disputa incomum em um campeonato em que normalmente os times de base enfrentam toda a sorte de adversidades só para chegar ao Estado e participar do torneio sub-18.
Pão de Açúcar e Desportivo Brasil fazem o duelo de "playboys" do certame, que começou com 92 clubes, a maioria sem estrutura mínima para oferecer aos atletas.
São intrusos em uma fase dominada por equipes de clubes tradicionais da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Mas não chegaram a ela apenas por sorte.
Criados e gerenciados por grandes empresas que investem pesado na formação dos jogadores, têm à disposição, desde as categorias inferiores, sustentação melhor do que a oferecida por boa parte dos clubes mais famosos.
Criado em 2005 pela Traffic, o Desportivo Brasil treina em um CT instalado na cidade de Porto Feliz, a cem quilômetros de São Paulo.
O local conta com sete campos, alojamento para 196 atletas, 80 funcionários e um projeto audacioso. "Queremos ter o melhor desenvolvimento de atletas de base do futebol brasileiro", afirmou o superintendente do clube, Rodolfo Canavesi.
"É um projeto a longo prazo, mas totalmente sustentável", declarou o dirigente.
A campanha na Copa São Paulo, a melhor das cinco participações no torneio, não surpreende. "Essa é a primeira safra 100% do clube, com garotos que começaram aqui aos 14 anos", diz o dirigente. "Queremos ir mais longe."
Para isso, entretanto, terão de superar um concorrente bastante semelhante.
O Pão de Açúcar, mantido pelo grupo do empresário Abílio Diniz, tem filosofia parecida e estrutura tão boa quanto à do time da Traffic.
Conta com um centro de treinamento às margens da marginal Pinheiros com alojamento, assistência médica e odontológica e aulas de idiomas. Atletas que ingressam na universidade contam com bolsa de estudos.
"São trabalhos contínuos e uma demonstração do que o futebol vai ver daqui pra frente", declarou o gerente de futebol do Grupo Pão de Açúcar, Thiago Scuro.
Ao contrário do Desportivo Brasil, o clube teve bons resultados também no profissional. Desde 2007, conquistou três acessos. Hoje, está na Série A-2 do Paulista.


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