São Paulo, terça-feira, 20 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tropeço de Massa na Austrália obriga Ferrari a mudar carro

Para Jean Todt, F2007, que quebrou no treino, precisa ser mais confiável

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MELBOURNE

Apesar de contente com os 13 pontos conquistados na abertura da temporada da F-1, a Ferrari já trabalha em uma série de mudanças no F2007, a serem usadas já na próxima etapa do Mundial, na Malásia, que acontecerá em 20 dias.
A vitória de Kimi Raikkonen no GP da Austrália, anteontem, e o sexto lugar de Felipe Massa renderam à equipe um ponto a menos que a rival McLaren.
A preocupação da Ferrari é com a confiabilidade do carro. No treino classificatório do último sábado, um problema de câmbio impediu que Massa completasse sua volta, deixando-o em 16º lugar no grid. Como o motor foi trocado para o GP, ele largou em último .
"Já trabalhamos no programa de desenvolvimento do carro e vamos concentrar todos os nossos esforços nos próximos dias e nas próximas semanas para melhorar a confiabilidade", disse Jean Todt, diretor administrativo da escuderia.
Anteontem, no circuito de Melbourne, Raikkonen venceu a primeira etapa do Mundial com grande facilidade.
O desempenho perfeito colocou o finlandês ao lado do argentino Juan Manuel Fangio, único piloto que até então fizera a pole e vencera em sua estréia pela escuderia.
O argentino, porém, o fez em 56, quando já tinha conquistado três de seus cinco Mundiais.
A Ferrari do finlandês foi tão superior na Austrália que sua melhor volta -1min25s235-, foi não só melhor que o tempo que lhe rendeu a pole no sábado -1min26s072-, como quase um segundo inferior à melhor marca do atual bicampeão Fernando Alonso -1min26s314.
"Saber que o carro tem potencial nos deixa muito animados, mas temos que ser cautelosos porque o que aconteceu no fim de semana [com Massa] não é nosso padrão, e não estamos satisfeitos", declarou Todt.
A Ferrari agora terá uma semana de trabalho intenso antes de retornar à pista. Entre os dias 27 e 29 as equipes da F-1 se encontram na Malásia para uma sessão de testes coletivos.
Enquanto os engenheiros trabalham no modelo F2007 em Maranello, Massa passa alguns dias de descanso no Brasil.


Texto Anterior: Senado já investigou empresário
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.