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Ferrari põe à prova seu plano de reabilitação
Na Malásia, time se desdobra para apurar quebra de motor
TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SEPANG
Foi apenas uma corrida. O
equivalente a 5,55% das 18 que
acontecerão até o encerramento do Mundial de F-1 e dos 702
pontos em disputa até o GP
Brasil, no dia 2 de novembro.
Mas foi o suficiente para ligar
o sinal de alerta na Ferrari. Depois de ver seus dois pilotos falharem ao não completar o GP
da Austrália, abertura da temporada, a escuderia italiana traçou um plano de emergência
que começou a ser colocado em
ação no próprio domingo, no
Albert Park. E que precisa passar a surtir efeito a partir das
23h, quando acontecem os primeiros treinos livres para o GP
da Malásia -a segunda sessão
será às 3h de amanhã.
A primeira providência da
escuderia foi mandar os dois
motores que deixaram Kimi
Raikkonen e Felipe Massa a pé
em Melbourne para serem analisados em sua sede, em Maranello, antes mesmo que a noite
do GP caísse na Austrália.
Enquanto parte da equipe ficou até tarde no circuito preparando os equipamentos para a
longa viagem -cerca de 6.400
km-, outra parte, composta
em sua maioria por mecânicos
e engenheiros, embarcou para
a Malásia no próprio domingo.
Tudo para dar início o mais rápido possível à preparação do
time para a corrida em Sepang.
Na noite de terça-feira, chegou à Malásia um dos últimos
grupos da Ferrari, trazendo,
entre outros, Aldo Costa, novo
diretor técnico da escuderia.
Ontem, já instalados no paddock malaio, que passou o dia
todo debaixo de chuva, os italianos realizaram o tradicional
"debrief" -reunião em que todas as áreas da equipe discutem
o GP anterior-, com direito a
um link ao vivo com membros
da equipe em Maranello.
Até a noite de ontem em Sepang a Ferrari não havia declarado se o motivo da quebra de
seus dois motores havia sido
descoberto -desde 1994 a
equipe não via dois de seus propulsores falharem em um mesmo GP. Nos boxes da equipe,
apenas alguns mecânicos que
diziam não saber de nada.
Os engenheiros, no entanto,
já haviam descartado que o
problema pudesse estar relacionado com o forte calor que
fez em Melbourne durante todo o fim de semana, o que seria
um problema em Sepang, tradicionalmente uma das etapas
mais quentes do Mundial.
De acordo com a previsão inicial da escuderia, os dois motores novos, enviados diretamente da Itália, só deveriam chegar
à Malásia hoje, para estarem
preparados para a parte competitiva do fim de semana.
Como nenhuma Ferrari chegou ao fim da corrida na Austrália, os pilotos não serão punidos com a perda de dez posições no grid por usarem motores novos em Sepang.
Além disso, a equipe ainda
tem outra preocupação, fora
das pistas. Desmentir o rumor
de que Felipe Massa cederá seu
lugar ao alemão Sebastian Vettel, atualmente na Toro Rosso,
na temporada do ano que vem,
conforme publicado pela revista italiana "Autosprint" -o
contrato de Massa vai até 2010.
"Isso não tem o menor fundamento", declarou o chefe da
Ferrari, Stefano Domenicali, o
único que falou sobre o assunto
ontem no circuito malaio.
TV - GP da Malásia - Treinos livres
Sportv 2, às 23h, e Sportv, às 3h
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