São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2008

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Ferrari põe à prova seu plano de reabilitação

Na Malásia, time se desdobra para apurar quebra de motor

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A SEPANG

Foi apenas uma corrida. O equivalente a 5,55% das 18 que acontecerão até o encerramento do Mundial de F-1 e dos 702 pontos em disputa até o GP Brasil, no dia 2 de novembro.
Mas foi o suficiente para ligar o sinal de alerta na Ferrari. Depois de ver seus dois pilotos falharem ao não completar o GP da Austrália, abertura da temporada, a escuderia italiana traçou um plano de emergência que começou a ser colocado em ação no próprio domingo, no Albert Park. E que precisa passar a surtir efeito a partir das 23h, quando acontecem os primeiros treinos livres para o GP da Malásia -a segunda sessão será às 3h de amanhã.
A primeira providência da escuderia foi mandar os dois motores que deixaram Kimi Raikkonen e Felipe Massa a pé em Melbourne para serem analisados em sua sede, em Maranello, antes mesmo que a noite do GP caísse na Austrália.
Enquanto parte da equipe ficou até tarde no circuito preparando os equipamentos para a longa viagem -cerca de 6.400 km-, outra parte, composta em sua maioria por mecânicos e engenheiros, embarcou para a Malásia no próprio domingo. Tudo para dar início o mais rápido possível à preparação do time para a corrida em Sepang.
Na noite de terça-feira, chegou à Malásia um dos últimos grupos da Ferrari, trazendo, entre outros, Aldo Costa, novo diretor técnico da escuderia.
Ontem, já instalados no paddock malaio, que passou o dia todo debaixo de chuva, os italianos realizaram o tradicional "debrief" -reunião em que todas as áreas da equipe discutem o GP anterior-, com direito a um link ao vivo com membros da equipe em Maranello.
Até a noite de ontem em Sepang a Ferrari não havia declarado se o motivo da quebra de seus dois motores havia sido descoberto -desde 1994 a equipe não via dois de seus propulsores falharem em um mesmo GP. Nos boxes da equipe, apenas alguns mecânicos que diziam não saber de nada.
Os engenheiros, no entanto, já haviam descartado que o problema pudesse estar relacionado com o forte calor que fez em Melbourne durante todo o fim de semana, o que seria um problema em Sepang, tradicionalmente uma das etapas mais quentes do Mundial.
De acordo com a previsão inicial da escuderia, os dois motores novos, enviados diretamente da Itália, só deveriam chegar à Malásia hoje, para estarem preparados para a parte competitiva do fim de semana.
Como nenhuma Ferrari chegou ao fim da corrida na Austrália, os pilotos não serão punidos com a perda de dez posições no grid por usarem motores novos em Sepang.
Além disso, a equipe ainda tem outra preocupação, fora das pistas. Desmentir o rumor de que Felipe Massa cederá seu lugar ao alemão Sebastian Vettel, atualmente na Toro Rosso, na temporada do ano que vem, conforme publicado pela revista italiana "Autosprint" -o contrato de Massa vai até 2010.
"Isso não tem o menor fundamento", declarou o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, o único que falou sobre o assunto ontem no circuito malaio.


TV - GP da Malásia - Treinos livres
Sportv 2, às 23h, e Sportv, às 3h



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