São Paulo, sexta-feira, 20 de março de 2009

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bolso cheio

Corinthians assina maior patrocínio

Clube receberá R$ 18 milhões para exibir por dez meses, no peito e nas costas de sua camisa, a marca da empresa Batavo

Depois de presidente sonhar arrecadar R$ 30 milhões, diretoria diz ser satisfatório o valor que supera contratos dos demais clubes grandes

Daniel Augusto Jr./Fotoarena
O corintiano Elias, que pode encarar o Santos, participa de treino


PAULO GALDIERI
RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians demorou quase dois bimestres para fechar seu patrocínio, mas, quando o fez, obteve o maior do país.
O clube alvinegro anunciou ontem seu primeiro contrato fixo de publicidade na era Ronaldo. A Batavo estampará sua marca na camisa alvinegra pelos próximos dez meses.
O acordo prevê que a empresa de produtos alimentícios cobrirá o espaço no peito e nas costas da camisa corintiana e pagará aos cofres do Corinthians R$ 18 milhões no ano.
Isso representa R$ 1,8 milhões/mês, 35% a mais do que o São Paulo, segundo maior contrato, com R$ 1,3 milhões/mês.
A nova parceira corintiana irá estampar sua marca também nos uniformes dos times das categorias de base, inclusive durante a próxima Copa São Paulo de juniores, em janeiro do ano que vem.
O contrato prevê ainda bônus ao clube por metas alcançadas. Caso seja campeão brasileiro ou conquiste vaga na Libertadores de 2010, pode embolsar mais R$ 1 milhão.
Mas o Corinthians não conseguiu atingir suas pretensões iniciais. O presidente do clube, Andres Sanchez, chegou a declarar que conseguiria R$ 30 milhões, em plena crise financeira. A diretoria, no entanto, tinha como meta obter pelo menos R$ 20 milhões por ano, valor estipulado no orçamento.
Chegou até a propor esse valor a seu novo parceiro, entretanto avaliou ser satisfatório ganhar menos, mas também ficar menos tempo preso ao acordo e sem cláusula de prioridade de renovação.
O contrato com a Batavo saiu após o Corinthians não conseguir fechar negócio com o Carrefour. A rede de supermercados aceitava pagar até R$ 25 milhões (somadas todas as ações de marketing, como colocar nas mangas a marca de monitores e televisores AOC), mas queria ficar por dois anos.
Por avaliar que há a possibilidade de conseguir um patrocínio ainda maior para a próxima temporada, o Corinthians não abriu mão de um ano de acordo.
O atacante Ronaldo não terá participação no dinheiro pago pela Batavo à equipe. Seu estafe, ao lado do clube, ainda busca parceiros para estampar as mangas e o calção, que irão render ao jogador 80% do valor acordado. A estimativa é de se obter cerca de R$ 12 milhões.
Ainda que Ronaldo não ganhe nada diretamente pelo anúncio da Batavo, a presença do camisa 9 em campo, porém, foi preponderante para acelerar a negociação de patrocínio da camisa corintiana.
É a segunda vez que a Batavo patrocina o Corinthians. A empresa estampava sua marca quando o time foi bicampeão do Brasileiro (1998 e 1999) e campeão mundial (2000).
Neste ano, a equipe tem alugado seu espaço na camisa em alguns jogos, o que já lhe rendeu cerca de R$ 1,5 milhão.


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