São Paulo, sexta-feira, 20 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo minimiza negativa de lotéricas por recarga de ingresso

Caixa diz que ideia é pulverizar serviço e evitar sobrecarregamento de postos

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O governo defendeu a ideia, lançada pelo presidente Lula na semana passada, de as lotéricas comercializarem ingressos de jogos, como parte do projeto para pacificar o futebol.
""A ideia é justamente pulverizar a comercialização dos ingressos das partidas de futebol por uma rede muito mais ampla daquela que existe hoje. É uma iniciativa útil e democrática para o cidadão", argumentou Wellington Moreira Franco, vice-presidente de loterias da Caixa Econômica Federal.
O Sindicato dos Lotéricos de São Paulo enviou carta aberta à Presidência com uma postura contrária à medida: ""Já prestamos serviços bancários sem sermos bancos. Assumir mais esse ônus inviabilizaria definitivamente nosso negócio".
Moreira Franco apontou que essa reação foi regionalizada e lembrou que as lotéricas são recompensadas pelos serviços.
""Essa posição é a do sindicato de São Paulo. Não é essa a posição pelo Brasil afora. Tenho certeza de que no Rio, por exemplo, foi bem recebida. É simples: o lotérico que não quiser não faz. Mas deixa de ganhar. Eles [os lotéricos] não prestam serviços de graça."
Segundo a assessoria de imprensa da estatal, para cada pagamento realizado pela pessoa sem fatura, as lotéricas levam R$ 0,40. A Folha apurou que está em estudo que a cada carregamento dos bilhetes as lotéricas recebam esse valor.
A CEF argumenta que a grande vantagem do sistema é acabar com a concentração da venda dos ingressos. Para corroborar o argumento, aponta que a iniciativa disponibilizaria mais de 11 mil novos pontos de venda de ingressos pelo país.
Nesse cenário, seria difícil alguma lotérica ficar sobrecarregada. Outra argumentação é a de que será possível adquirir ingressos para jogos de um Estado estando em outro, o que ajudaria a espalhar a venda.


Texto Anterior: Ira: Juvenal lança ameaça ao São Caetano
Próximo Texto: Palmeiras: Luxemburgo ensaia reservas pela sexta vez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.