São Paulo, sexta-feira, 20 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na pré-temporada da F-1, Massa sai na frente

Brasileiro foi quem mais treinou com novidades

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de enfrentar neve, tempestades de areia, ventos fortes, chuva e muita neblina, a F-1 encerrou ontem sua pré-temporada em Jerez de la Frontera, na Espanha, onde apenas Williams e McLaren ainda faziam seus últimos testes para a temporada que começa no dia 29, na Austrália.
A partir de agora as equipes estão proibidas de treinar fora dos finais de semana de corrida, à exceção de três dias para pilotos jovens (que não tenham disputado mais de dois GPs nos últimos 24 meses) e oito dias de testes aerodinâmicos. A proibição vai até o último dia do ano.
De janeiro até ontem os times "gastaram" mais de 60 mil km em 11 sessões. Foram viagens a seis circuitos e quatro países diferentes na tentativa de se adaptar o melhor possível às regras que entraram em vigor neste ano, como o fim dos apêndices aerodinâmicos e o uso do Kers, sistema que transforma a energia desperdiçada nas freadas em mais potência.
Mas nem as novidades nem a proibição de se treinar durante a temporada fizeram com que os pilotos gastassem mais tempo na pista antes do início do Mundial. Ninguém rodou mais em 2009 do que neste mesmo período do ano passado.
Primeiro piloto a entrar na pista neste ano, Felipe Massa foi quem mais milhagem acumulou nestes quase três meses: 4.697 km em dez dias, 12% a menos que em 2008.
"Neste período, nós pudemos melhorar bastante nosso carro em todos os aspectos. E acho que estamos onde deveríamos estar antes da corrida em Melbourne", declarou o piloto brasileiro ao encerrar sua pré-temporada, na semana passada, em Barcelona.
Mas, se o vice-campeão mundial manteve sua quilometragem bem próxima à das preparações de anos anteriores, com o campeão Lewis Hamilton a história foi bem diferente.
Desde sua estreia na F-1, há três temporadas, nunca o piloto inglês treinou tão pouco como agora. Foram oito dias e 3.420 km, um decréscimo de 37% em relação a 2008.
Para piorar, Hamilton sofreu com quebras e batidas nesses dias e viu sua McLaren encerrar a preparação para a temporada ofuscada pelo bom desempenho da Brawn GP, ex-Honda.
Nem a troca dos difusores do MP4-24, que melhorou a performance do carro do time nos últimos dois dias, deixou a McLaren escapar de um final de pré-temporada melancólico.
Companheiro de Hamilton, o finlandês Heikki Kovalainen terminou o treino de ontem parado no circuito de Jerez.


Texto Anterior: Santos: Mancini faz mistério sobre a escalação de Neymar
Próximo Texto: Foco: Campeã olímpica troca ginásio pelos salões e faz sucesso em "reality show"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.