São Paulo, sexta-feira, 20 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO
Piscina coberta


"Vida sobre Rodas" resgata a história da maior geração do skate nacional, que ainda é capaz de se reinventar


CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

FOI ASSISTINDO às filmagens das sessões de skate no half pipe que Bob Burnquist aprimorou suas manobras, em especial a técnica do switch stance, surgida da percepção dos movimentos no sentido inverso, quando rebobinava as fitas VHS e via a possibilidade de andar com a base trocada.
O laboratório de testes que marcou o início da sua carreira e de mais uma dúzia de garotos prodígios foi um half pipe perfeito, num galpão em Santo Amaro, a pista da Ultra. O half foi uma iniciativa do pai de Cristiano Mateus, que, percebendo a habilidade do filho, não hesitou em investir numa rampa de alto nível.
Ali surgiram os Ultra Boys, um grupo de moleques tão talentosos quanto abusados, responsáveis pela projeção do skate nacional, marcando época nos anos 80. Essa história está sendo resgatada no documentário "Vida sobre Rodas", que tem lançamento previsto para 2010 e é focado na carreira dos garotos da Ultra, em especial Bob, Cris Mateus, Sandro Dias e Lincoln Ueda, principais expoentes do país.
A Ultra fechou em 91 sofrendo as consequências do Plano Collor e vivendo outra das crises que abateram o esporte antes de sua consolidação definitiva no início dos anos 2000.
Sem a pista e sem apoio, os garotos continuaram treinando, e Cris, para manter a chama acesa, atacou de editor especializado através do Silly Society, um projeto em videomagazine responsável por registros históricos nos anos 90. Cris é um desses caras inquietos, sempre andando de skate, competindo e empreendendo. Seu mais recente projeto salta aos olhos. Percebendo que o vertical passa por processo de reinvenção, com as atenções voltadas para a megarrampa e para transições e bowls em piscinas, tratou de reproduzir o clássico pool-skating americano no fundo de uma loja especializada em Moema.
Nasce aí a nova Ultra, uma fase mais madura do vertical e dos garotos que ajudaram a desenvolvê-lo. A loja e duas piscinas resgatam as origens do skate ao mesmo tempo que oferecem o que há de mais atual no esporte, mesmo em dias de chuva.

BIG SURFE
Sexta-feira 13 marcou a maior ondulação da temporada havaiana, com ondas de 40 pés. Em Oahu, o vento Kona, maral, forçou os surfistas a buscar novas bancadas no lado leste da ilha.

BIG SURFE 2
Hoje acabam as inscrições do concurso Billabong XXL, que dá US$ 50 mil em seu principal prêmio. Maya Gabeira está inscrita com ondas surfadas no Alasca e no Havaí.

MUNDIAL DE SURFE JÚNIOR
Começa no dia 28, no Equador, o The Quiksilver ISA World Junior. Yan Gouveia, Miguel Pupo e Jessé Mendes estão entre os 12 do país.

sarli@trip.com.br


Texto Anterior: 1ª vez: Brasil tem novatas no feminino
Próximo Texto: Xico Sá: A beleza da firula inútil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.