São Paulo, quinta-feira, 20 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Torneio muda na semifinal

Nacional abre playoffs em meio à balbúrdia

DA REPORTAGEM LOCAL

Era para ser o início da fase mais empolgante do torneio, mas os jogos que abrem hoje os mata-matas do Nacional masculino vão incrementar ainda mais a confusão que tomou conta do evento.
Há de tudo na balbúrdia: equipes que venceram apenas um jogo e mesmo assim passaram de fase, times que foram expulsos do torneio por não disputarem partidas e até um grupo todo que ainda não completou a fase inicial.
Os jogos de hoje e amanhã reúnem os 16 melhores elencos das chaves A e B, que disputam o torneio desde dezembro. Em cada grupo, porém, havia nove equipes (18 no total). Assim, times como o de Brusque, que conquistou somente uma vitória em 16 jogos, conseguiram espaço nos playoffs.
Enquanto isso, um Grupo C reúne seis equipes que não chegaram a disputar quatro jogos cada uma até o momento. São clubes que, por meio de decisão judicial, conseguiram uma inscrição tardia no Nacional. Cinco deles disputam a Nossa Liga de Basquetebol, evento organizado por dirigentes que se rebelaram no ano passado contra a cúpula da Confederação Brasileira de Basquete.
O problema é que as tais equipes "rebeldes" precisarão entrar nos mata-matas em algum momento. A solução encontrada: quando restarem quatro elencos oriundos dos grupos A e B, os dois que sobreviverem das disputas da chave C serão convocados, e um hexagonal será iniciado. Aí, enfim, o Nacional será unificado.
Ainda há mais: dois clubes que integram o Grupo C -Limeira e Grajaú- foram punidos pela CBB e expulsos do Nacional porque perderam partidas por W.O.
Por fim, a confederação também entrou com um recurso para tentar derrubar a liminar que a obrigou a inscrever os seis clubes do Grupo C no campeonato. Ainda não há previsão de julgamento.
Nesse cenário de completa desarmonia, as equipes buscam ânimo para deslanchar.
O Uberlândia, por exemplo, terminou em primeiro lugar no Grupo A, com 14 vitórias e duas derrotas. Seu rival de hoje é o modesto Sport, que ganhou só três dos 16 jogos em que esteve na quadra. "O objetivo é fechar a série o mais rápido possível", resumiu Valtinho, armador da equipe mineira.
Hoje também serão realizados os duelos Rio Claro x Santo André e Ajax-GO x Pinheiros. Cinco partidas fecham amanhã a primeira rodada dos mata-matas.
As séries são disputadas em melhor de cinco jogos.


Texto Anterior: Futebol: CBF negocia contrato para Pan-07 fora da cota do COB
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.