São Paulo, domingo, 20 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Overdose de clássicos marca o Rio

Fluminense e Botafogo decidem hoje returno do Estadual na 12ª partida entre grandes no campeonato

RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando entrarem em campo hoje, para a final da Taça Rio, no Maracanã, Fluminense e Botafogo disputarão o 12º jogo entre grandes do Estadual do Rio. O vencedor terá mais duas partidas contra o Flamengo, campeão do primeiro turno, completando 14 clássicos.
É um recorde neste século e no formato reduzido do Estadual, implantado com a criação do Brasileiro de pontos corridos. A última vez em que houve tantos clássicos no torneio foi em 2000. Então, o evento durava seis meses. Fora a fase preliminar, os grandes jogaram por quatro meses e uma semana. Agora, foram três meses e meio.
A explicação para a overdose de clássicos foi a fórmula esdrúxula adotada neste ano. Pela regra, que será abolida em 2009, os times tradicionais só jogavam em casa contra equipes menores e do interior.
Resultado: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco venceram quase todos seus jogos e classificaram-se às semifinais dos dois turnos. Assim, vão completar seis clássicos nas fases classificatórias e seis em decisões. Mais dois na final. O excesso levou à vulgarização. Nas fases classificatórias, Botafogo, Flamengo e Fluminense chegaram a escalar times mistos.
Até porque esses times vivem boa fase -a exceção é o Vasco. Ficaram entre os dez primeiros no Brasileiro de 2007. E a dupla Fla-Flu está na Libertadores.
Apesar do excesso de clássicos, já foram vendidos 37 mil ingressos para a decisão de hoje, de um total de 67 mil.
O técnico do Fluminense, Renato Gaúcho, prevê jogo difícil. "Se o Botafogo está na Copa do Brasil e na final da Taça Rio, é porque tem um bom time."
Ele terá a volta de Washington, artilheiro do time no Estadual, com nove gols, que se recupera de dores no tornozelo.
Já o Botafogo conta com o artilheiro do Estadual, Wellington Paulista, com 14 gols. O técnico Cuca tem uma dúvida entre Zé Carlos, que joga avançado pela esquerda, e Leandro Guerreiro, mais defensivo.
O time se treinou em Teresópolis. "Tivemos desgaste grande contra a Portuguesa", disse o atacante Jorge Henrique.


Colaborou a Sucursal Rio

NA TV - Fluminense x Botafogo
Globo (menos para SP), às 16h


Texto Anterior: Brigões: Visitantes enfrentam a PM
Próximo Texto: Fora da lei: Partida terá quinteto de árbitros não previsto pela Fifa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.