São Paulo, segunda-feira, 20 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

História tem fundação da FPF e craques

DA REPORTAGEM LOCAL

A decadência de Juventus e Nacional abate dois times de larga tradição no futebol do Estado. Os dois estavam na lista de 11 clubes que fundaram a Federação Paulista de Futebol, em 1941.
Fora os quatro grandes e a Portuguesa, o Juventus foi o time que mais vezes disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista.
O time da Mooca, que também ficou famoso por vitórias contra grandes, especialmente o Corinthians [o que lhe valeu o apelido de Moleque Travesso], ainda teve um resultado de expressão nacional, quando ganhou a Taça de Prata, equivalente então à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, em 1983. Na decisão, bateu, no corintiano estádio do Parque São Jorge, o CSA.
Ambos têm bons resultados nas categorias de base. O Nacional, por exemplo, ganhou a Copa São Paulo de juniores duas vezes, e o Juventus, em uma oportunidade.
Jogadores famosos passaram por esses clubes. Só na rua Javari, por exemplo, Félix, goleiro titular do Brasil na conquista da Copa-1970, e Julinho Botelho, um dos maiores atacantes brasileiro da década de 50 [rivalizava na posição com Garrincha].
O Nacional foi a casa de destaques mais recentes, casos do meia Deco, da seleção portuguesa e hoje no Chelsea, e do atacante Dodô.
Os dois pequenos têm ainda em comum um público modesto, mas que supera o de muitos clubes do interior.
O Juventus teve na segunda divisão uma média de cerca de 700 pagantes por jogo. O Nacional conseguiu um pouco mais da metade disso na terceira divisão. (PC)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Com gol contra, Flamengo conquista Taça Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.