São Paulo, sexta-feira, 20 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mano recusa ajuda de psicólogo

SELEÇÃO
Treinador diz que profissional poderá ajudar grupo somente após a Copa América


SÉRGIO RANGEL
DO RIO

O descontrole emocional da equipe de Dunga foi apontado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, como um dos responsáveis pela derrota da seleção na Copa-10.
Depois do fracasso na África do Sul, o dirigente chegou a declarar que o trabalho de uma psicóloga no time nacional seria fundamental.
Quase um ano depois da derrota, de virada, para a Holanda, em Port Elizabeth, a seleção vai disputar a Copa América, principal competição da era Mano Menezes até agora, sem um profissional especializado em psicologia na comissão técnica.
"Acho que não vale a pena levar agora. Espero primeiro o grupo se fechar ainda mais para depois entrar com um psicólogo", disse o treinador.
Ontem, ele anunciou a lista dos 28 convocados para os dois amistosos do próximo mês. A seleção enfrentará os holandeses, no dia 4, em Goiânia, e a Romênia, no dia 7, em São Paulo.
A Copa América será disputada na Argentina a partir do dia 1º de julho. Será a primeira oportunidade de Mano conviver por mais de um mês com os seus jogadores. Se chegar na decisão, os 22 atletas ficarão reunidos por 34 dias na Argentina.
O treinador acredita que, no estágio atual de formação desta nova seleção, o psicólogo poderia deixar os jogadores desconfiados, o que comprometeria o trabalho do próprio profissional.
"O jogador não pode achar que vai deixar o time por causa do psicólogo. A relação tem que ser de muita confiança. Por isso, vamos aguardar um pouco mais", disse o treinador.
Já na Copa das Confederações, Mano incluirá um profissional exclusivo para cuidar do preparo emocional do time. O torneio será disputado no Brasil um ano antes da abertura do Mundial de 2014.
Na convocação anunciada ontem, o meia Thiago Neves, o atacante Fred e o goleiro Fábio foram as novidades. Neymar também foi chamado. No total, Mano decidiu convocar 28 jogadores, seis a mais do que o previsto.
Depois do jogo no Pacaembu, ele anunciará a lista final para a Copa América, que terá apenas 22 atletas.
O treinador adiantou que o meia Paulo Henrique Ganso é o único que está fora da convocação de ontem que poderá ser chamado para o torneio na Argentina.
O santista se recupera de estiramento muscular na perna direita sofrido no primeiro jogo da final do Paulista, contra o Corinthians, no início do mês.
Kaká e Ronaldinho Gaúcho permanecem fora dos planos de Mano.


Texto Anterior: Olimpíada: Rio não consegue cumprir metas de obras da prefeitura para Jogos
Próximo Texto: Técnico tenta afastar clima festivo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.