São Paulo, domingo, 20 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOPOLÍTICA

Dividido, país viveu conflitos durante 17 anos

DA REPORTAGEM LOCAL

A guerra civil que se arrastou por 17 anos fez do Líbano um mosaico de guerrilhas.
Os conflitos começaram durante a ocupação francesa. Antes de dar independência ao país, em 1943, a França costurou acordo pelo qual o poder político seria dividido entre muçulmanos (drusos, sunitas e xiitas) e cristãos (maronitas).
As tensões cresceram com o aumento da população muçulmana. Em 1948, cerca de 170 mil palestinos se refugiaram no Líbano. Em 1970, o número chegou a 300 mil, e a Organização para a Libertação da Palestina se fixou em Beirute.
O estopim da guerra surgiu em 1975 com o atentado contra um ônibus com palestinos e libaneses-muçulmanos.
Em 1976, com a intervenção da Síria, houve uma pequena trégua, logo desrespeitada, e a guerra civil continuou.
Em 1982, Israel invadiu o sul do Líbano, e centenas de palestinos foram massacrados. Beirute se tornou uma zona de batalha dividida em dois. Em 1983, Iasser Arafat e o comando da OLP deixaram o país.
A paz, no entanto, só começou a ser selada em 1989, com o acordo de Taif (Arábia Saudita). O desarmamento das milícias foi feito em 1991. (ML E TC)


Texto Anterior: Na folga, atleta busca dinheiro no vale-tudo
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.