São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATLETISMO

SP tem o mais importante Troféu Brasil

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo dá largada hoje ao mais importante Troféu Brasil de atletismo da história. O campeonato define classificados do país ao Pan do Rio. As disputas têm início às 14h30, na pista do Ibirapuera, e a entrada é gratuita.
Não bastasse ser a última seletiva da equipe nacional para o Pan, o evento também serve para os atletas obterem índice para o Mundial de Osaka.
A confederação brasileira prevê que cerca de 90 competidores devem obter lugar nos Jogos do Rio. O número é difícil prever, já que alguns podem assegurar lugar em mais de uma prova. Só os representantes de maratona e marcha estão definidos.
"Não tenho dúvida de que vai ser a maior competição da história do Troféu", diz o técnico Ricardo D'Angelo, referindo-se à competição cuja primeira edição ocorreu em 1945.
Como país-sede, o Brasil tem direito a duas vagas em cada prova do Pan.
Pela regra da CBAt, classificam-se para o Pan o campeão do Troféu Brasil e o dono da melhor marca no ranking nacional.
Apesar do aumento de vagas, há provas em que a disputa será acirrada. É o caso dos 110 m com barreiras, em que Anselmo Gomes, Eder Souza, Matheus Inocêncio, Márcio Simão e Redelen dos Santos tentam um lugar. "O Redelen vem de duas lesões e será zebra", diz Nélio Moura, referindo-se a seu pupilo, que é recordista sul-americano da prova (13s29).
Nas provas de meio-fundo também pode haver surpresa. Nos 800 m, Osmar Barbosa, Fabiano Peçanha e Kleberson Davide estão na disputa. Já nos 1.500 m, Peçanha, Hudson de Souza e Leandro Oliveira lutam pela classificação.
Com mais vagas, também haverá recorde de exames antidoping: mais de cem serão realizados nos cinco dias de provas.


Texto Anterior: Decisão: Franca e Uberlândia lutam por vaga na final
Próximo Texto: Pólo masculino quer sunga menor para o Pan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.