São Paulo, sábado, 20 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras inicia ciclo para 2010 no escuro

Time pega o Atlético-PR, em Curitiba, de olho na dianteira do Brasileiro

Ainda abalado pelo fracasso recente na Libertadores, clube recomeça planos de ganhar o continente com elenco e técnico em xeque


RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Fora da Taça Libertadores, o Palmeiras volta à estaca zero para reconstruir o caminho que o leve à edição de 2010. O meio para isso será o Brasileiro. O primeiro passo, o Atlético-PR, hoje, às 16h10, em Curitiba.
A dificuldade será iniciar esse novo ciclo com a equipe ainda abatida e um grupo de trabalho que se transformou em um grande ponto de interrogação desde a última quarta-feira.
A começar pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, cujo contrato acaba no final deste ano.
Depois do empate sem gols ante o Nacional, que eliminou a equipe da Libertadores, ele afirmou que seu projeto é estar com o Palmeiras na próxima edição do campeonato.
A meta, que passa por uma renovação contratual, tem respaldo do presidente do clube, Luiz Gonzaga Belluzzo, e do vice de futebol Gilberto Cipullo.
"Eu, particularmente, sou a favor da extensão do contrato com ele", afirmou o diretor de futebol Genaro Marino.
Gente contrária aos gastos com a cara comissão técnica do treinador, porém, vem ganhando argumentos para protestar.
Em 2009, o déficit palmeirense com o futebol está na casa dos R$ 2,7 milhões. Em campo, o time caiu nas semifinais do Paulista e nas quartas do principal torneio continental.
Desde que voltou ao Parque Antarctica, no começo do ano passado, Luxemburgo conquistou um título, o Estadual, que o clube não vencia desde 1996.
"Alguns conselheiros têm uma ideia não tão exata do Vanderlei. Nós, do futebol, temos participado do planejamento. Do ponto de vista administrativo, é um técnico de custo/benefício bom", completou Marino.
Para parte da torcida, principalmente a organizada Mancha Alviverde, o treinador deveria ser mandado embora, e a parceria com a Traffic, desfeita.
Na prática, a primeira missão do treinador será reequilibrar emocionalmente seus pupilos.
Após voar direto de Montevidéu para a capital do Paraná, o Palmeiras foi recepcionado pela torcida que foi ao aeroporto, anteontem, de forma hostil.
Apesar de o alvo ser Luxemburgo, a diretoria teme que isso assuste os atletas jovens, o que, na visão dela, já ocorreu antes.
"A torcida acabou inibindo alguns atletas nossos", disse Genaro Marino, citando o lateral-direito Fabinho Capixaba.
Se bater o Atlético-PR, o time, que inicia a sétima rodada na terceira posição do Brasileiro, dividirá em número de pontos a liderança com Atlético- -MG e Internacional, com 14.


NA TV - Atlético-PR x Palmeiras Globo e Band (ambas para SP), ao vivo, às 16h10


Texto Anterior: Corinthians: Mano diz que equipe jogará clássico com seus titulares
Próximo Texto: Equipe vive tarde de paz e autógrafos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.