São Paulo, domingo, 20 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tenta, em vão, vetar Drogba

Seleção alega que proteção que artilheiro usa no braço pode ferir rivais, mas Fifa libera atleta

DOS ENVIADOS A JOHANNESBURGO

Até o último minuto, a seleção brasileira trabalhou para tentar tirar o atacante Drogba da partida de hoje.
A comissão técnica do Brasil alegou para a Fifa que a proteção que o centroavante usa em seu cotovelo direito é ilegal, por conter partes metálicas que poderiam ferir adversários em caso de contato.
Até o médico José Luiz Runco, que muito raramente tem aparecido para falar dos problemas físicos dos jogadores brasileiros, concedeu entrevista coletiva para falar sobre o "caso Drogba".
"Nós vamos ter uma reunião técnica daqui a pouco e, dentro dessa reunião, esse assunto vai ser visto", declarou o médico quando foi questionado pela Folha.
Mas a reunião com a comissão técnica dos dois times, ontem à noite no Soccer City, frustrou os brasileiros.
A Fifa deu aval para os africanos escalarem o jogador do Chelsea. Hoje só vai restar a palavra final do juiz francês Stephane Lannoy, mas, como aconteceu contra Portugal, ele só irá referendar a decisão já tomada pela federação internacional.
Em todos os treinos na semana, Drogba usou agasalho por cima do uniforme, o que tornou impossível ver que tipo de proteção ele utilizava.
O artefato usado no cotovelo direito do atacante do Chelsea já causou polêmica no jogo contra Portugal, na terça passada, em Durban.
"Teoricamente, ele deve ter usado algum "brace" [proteção] pelo tipo de patologia que teve", declarou Runco.
Assim como a comissão técnica da seleção brasileira, os europeus disseram que a peça poderia causar danos em outros jogadores.
Cartolas portugueses disseram que não foram consultados sobre o assunto. O técnico Carlos Queiroz até insinuou que, contra o Brasil, a Fifa poderia rever sua decisão e vetar o jogador.
O atacante se machucou pouco antes da Copa, em amistoso contra o Japão. O zagueiro Tulio Tanaka, nascido no Brasil, foi quem, com uma entrada ríspida, tirou de ação o astro marfinense.
Drogba foi dado como fora do Mundial, mas passou por cirurgia e, em recuperação impressionante, garantiu sua presença na competição.
Runco afirmou ainda que nenhum jogador brasileiro, incluindo Gilberto Silva, está machucado. "Todos os jogadores estão liberados para a partida", disse ele.0 (EDUARDO ARRUDA, MARTÍN FERNANDEZ, PAULO COBOS E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Atacante não é unanimidade em sua seleção
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.