São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mulheres lideram Brasil em Grand Slam

JUDÔ
No Rio, equipe feminina ganha 6 das 11 medalhas na melhor campanha do país


CIRILO JUNIOR
DO RIO

As mulheres lideraram a melhor campanha brasileira da história em torneios Grand Slam de judô.
O Brasil fechou a competição, realizada no fim de semana, no Rio, em segundo lugar na classificação geral. O Japão foi o campeão.
Foram 11 medalhas brasileiras -quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze. As judocas conquistaram seis -duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.
O resultado confirma a ascensão da equipe feminina de judô, que até 2008 não havia ganhado uma medalha olímpica. Ketleyn Quadros levou o bronze em Pequim.
"As mulheres estão mostrando que já são realidade. Nossa equipe é jovem e vem conseguindo bons resultados", disse Mayra Aguiar, 19, que venceu a categoria meio-pesado ao bater a americana Kayla Harrison, em revanche da final do Mundial de 2010.
O Grand Slam conta pontos para o ranking mundial. As 14 mais bem colocadas garantem vaga em Londres-12.
Mayra ocupa a quinta posição e está em situação confortável para ir à Olimpíada. "Acho que já estou com um grande pé em Londres."
No sábado, Érika Miranda havia conquistado o ouro no meio-leve. Foi a primeira vez em que uma judoca brasileira subiu ao lugar mais alto do pódio em Grand Slams.
Bronze em Atenas-2004 e Pequim-2008, Leandro Guilheiro, 28, levou o ouro ao bater o russo Ivan Nifontov. Vice-líder do ranking, conquistou mais 300 pontos e a "tranquilidade" para se preparar para a próxima Olimpíada. "Estou muito perto de Londres, mas não posso parar de trabalhar", afirmou.
Outro ouro foi para o pesado João Gabriel Schlittler, que disputou uma final caseira com Daniel Hernandes.


Texto Anterior: Atletismo: Dor impede queniano de bater recorde em São Paulo
Próximo Texto: Após 12 anos, Brasil retoma poder na areia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.