São Paulo, quarta-feira, 20 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

prevenção

Tite recorre ao passado recente do Corinthians para evitar repetir erros no atual líder do Brasileiro, que enfrenta hoje o Botafogo

RODRIGO MATTOS
DE SÃO PAULO

Liedson e Emerson movimentam-se lado a lado em treino no CT do Corinthians.
Assim, são 12 jogadores na prática que reúne apenas a formação titular da equipe.
A presença de dois centroavantes é uma estratégia do técnico Tite para se prevenir contra uma eventual lesão do titular Liedson.
O jogador está confirmado para encarar o Botafogo hoje.
Mas seu joelho esquerdo, que o tirou de campo contra o Inter, é uma preocupação.
Essa medida preventiva -dois centroavantes no treino- é uma das artimanhas de Tite para evitar erros que já prejudicaram o Corinthians no passado. Neste Brasileiro, o time está na ponta, com quatro pontos à frente do segundo colocado.
Em 2010, por exemplo, o então líder Corinthians, ainda sob o comando de Adilson Batista, começou a cair devido às lesões de atletas importantes. Logo, Tite tenta evitar as contusões. Mas, pelo menos uma vez na semana, pega pesado para manter o ritmo forte durante os jogos. O treino de segunda teve Danilo dando carrinhos duros. Todos saíram suados.
"Um dos métodos é saber quantidade e intensidade do treino. Se não treinar assim [forte], não joga assim. Depois, tem o período de recuperação. É um desafio jogo a jogo", afirmou o treinador.
Uma segunda estratégia é proteger os jogadores e evitar interferência do ambiente externo. Nos bastidores do clube, Adilson Batista era apontado como excessivamente crítico com os atletas.
Outros dois episódios recentes tiveram efeito direto sobre o futebol: a ausência de Ronaldo por seguidas contusões em 2010 e escândalos de corrupção em 2007. Tite não fala sobre a tentativa de contratação de Tevez.
"O foco é o jogo. Vou errar em um monte de coisa. Mas não vou errar em sair do foco", declarou o técnico.
Uma terceira medida adotada por Tite é evitar a saída de atletas. Em 2009, o Corinthians perdeu André Santos, Christian e Douglas e teve queda de rendimento.
"Temos colocado à diretoria que é fundamental manter a base", disse.
Tite busca falhas mesmo após vitórias. Líder, o técnico diz enxergar o time com mais clareza. Trata com detalhismo cada aspecto para manter a boa campanha corintiana.

NA TV
Botafogo x Corinthians
21h50 Band e Globo (para SP)




Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Sem tempo e dinheiro, time desiste de Tevez
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.