São Paulo, Terça-feira, 20 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE
Seleção pega time de atletas da NBA no Pré-Olímpico
Brasil se prepara para perder hoje 4º jogo com "Dream Team"

da Reportagem Local

Com a certeza de somar mais uma derrota, a seleção brasileira masculina de basquete enfrenta hoje, no Pré-Olímpico das Américas, a seleção dos EUA, representada pelo "Dream Team 4" (Time dos Sonhos 4).
A partida acontece às 23h15 (horário de Brasília).
A seleção norte-americana é formada por 12 atletas da NBA, a liga profissional norte-americana, e terminou a primeira fase invicta, com quatro vitórias fáceis. Ontem à noite, deveria também passar, sem problemas, pela República Dominicana.
O Pré-Olímpico, disputado em Porto Rico, só dá aos dois primeiros colocados (oito países ainda disputam) o direito de participar dos Jogos de Sydney-2000.
Ontem, na primeira rodada da segunda fase da competição, o Brasil enfrentaria o Canadá, em partida não encerrada até o fechamento desta edição. Uma derrota praticamente acabaria com as chances da seleção brasileira de passar às semifinais.
Mas, mesmo uma vitória ontem, apesar de melhorar a situação do Brasil, deixaria a seleção dependendo de vitórias contra Uruguai e Argentina.
Para o técnico brasileiro, Hélio Rubens Garcia, resultados positivos contra canadenses, argentinos e uruguaios fariam a equipe se classificar em segundo ou terceiro para as semifinais, o que evitaria um confronto com os EUA em uma dessas partidas.
No jogo de hoje, Rubens afirma que o Brasil vai jogar "normal". Para ele, o rival tem "um time imbatível e ganhar deles é praticamente impossível, pois tem 12 dos melhores atletas do mundo".
Mesmo assim, o treinador afirma que "será uma grande experiência" para os brasileiros enfrentarem o "Dream Team".
O técnico ainda negou que tenha tido qualquer desavença com o pivô Josuel, ou ameaçado o jogador de corte, após a derrota por 91 a 68 para a Venezuela, ainda na primeira fase. "Não houve absolutamente nada, isso é totalmente infundado, uma invenção."

Retrospecto
A seleção brasileira enfrentou todas as outras formações do "Dream Team".
Houve duas derrotas pela mesma diferença de pontos (23).
No Mundial-94, no Canadá, o Brasil perdeu por 105 a 82 (23 pontos) para o "Dream Team 2", que tinha Shaquille O'Neal e Shaw Kemp, entre outros.
Na Olimpíada de Atlanta-96, o "Dream Team 3", formado por Karl Malone e Charles Barkley, fez 98 a 75 nos brasileiros, na última competição em que Oscar defendeu a equipe nacional. Em Barcelona-92, o "Dream Team 1", com Magic Johnson e Larry Bird, venceu o Brasil por 127 a 83.
A última vez em que os brasileiros jogaram com os norte-americanos foi no Mundial-98, na Grécia. A seleção dos EUA, mesmo sem os atletas da NBA, venceu facilmente, por 83 a 59.
NA TV - Brasil x EUA, ao vivo, na Sportv, às 23h15


Texto Anterior: Kuerten ganha folga antes de defender o título na Alemanha
Próximo Texto: Equipe esteve perto da desclassificação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.