São Paulo, sexta-feira, 20 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NATAÇÃO

Thiago cansa no final e vê Phelps obter seu 4º ouro

DO ENVIADO A ATENAS

O sonho resistiu até boa parte da prova. Mas, nos momentos finais, acabou adiado para 2008.
Thiago Pereira, 18, cansou nos últimos 50 m e deixou a medalha escapar nos 200 m medley. Com 2min00s11, 63 centésimos pior do que sua melhor marca, acabou a Olimpíada na quinta colocação.
"Saio daqui satisfeito. Ganhei muita experiência, que vou levar para os próximos Jogos", disse.
Michael Phelps, 19, vencedor da prova, vai voltar para casa com muito mais do que isso. Ele pendurou seu quarto ouro no peito. Hoje, ele busca o quinto, na final dos 100 m borboleta. Amanhã, tenta finalizar a coleção com o sexto e último, caso seja escolhido para o 4 x 100 m medley.
Em tempo: ele levou dois bronzes, no 4 x 100 m livre e nos 200 m livre, resultados que o impediram de superar o recorde de sete primeiros lugares obtidos por Mark Spitz em Munique-72.
Phelps marcou 1min57s14 ontem. Pereira ficou bem atrás, mas, para seu treinador, o cubano Omar Gonzalez, o desempenho foi bom. "O objetivo era a final. Ele conseguiu. Em uma competição dessas, o fator psicológico pesa muito. O Thiago sentiu."
De 2000 para cá, o nadador registrou evolução maior que a do americano nos 200 m medley -abaixou mais de 18s no tempo.
No começo da temporada, seu técnico no Minas Tênis Clube, Mirco Cevales, deixou o cargo.
Gonzalez e outro ex-nadador de Cuba, Juan Toledo, assumiram. "Fizemos o possível para que ele se adaptasse aos treinos com rapidez. Foi uma mudança brusca, mas ele soube lidar com isso", diz Gonzalez. (GUILHERME ROSEGUINI)


Texto Anterior: Polivalente: De pharmacia e ingratidão
Próximo Texto: Poliesportivo - Natação: Após polêmica, americano leva ouro no costas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.