São Paulo, quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos volta a ganhar em casa após quase um mês

Após pressionar o jogo inteiro, time supera Grêmio com gol de Paulo Henrique

Santos 1
Grêmio 0

GUSTAVO ALVES
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

Antes do jogo, a Vila Belmiro foi palco de uma grande festa, com direito até a exibição de mensagens dos atletas no novo painel eletrônico do estádio.
A emoção que sobrou na celebração deu lugar à desconfiança em boa parte do jogo. Mas os santistas apoiaram o time durante toda a partida e foram premiados com um gol aos 34min do segundo tempo.
Com a vitória, o Santos de Vanderlei Luxemburgo quebrou o jejum em casa, que durava desde 22 de julho, e chegou aos 28 pontos no Brasileiro. O Grêmio, por seu lado, segue sem vencer fora do Olímpico.
Ontem, Luxemburgo optou por um time cauteloso. Os volantes Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto e Germano fechavam o meio-campo, cobrindo as subidas dos laterais ao ataque.
Mas Pará, improvisado na esquerda, e George Lucas, na direita, não jogavam bem. Faziam constantes cruzamentos, mas todos saíam errados.
Kléber Pereira ficava isolado no ataque, preso entre dois zagueiros. Não recebia bolas pelo chão e não conseguia alcançar as cruzadas pelo alto.
Nesse cenário, o primeiro lance de perigo do Santos só veio aos 31 minutos. Madson avançou pela direita e cruzou em direção ao gol. O goleiro Victor deixou passar, mas a arbitragem, equivocadamente, marcou impedimento de Germano, que tentou o cabeceio.
Depois, quase sofreu um gol quando o gremista Rafael Marques cabeceou na trave.
Na saída para o intervalo, Madson fez uma previsão que se confirmaria na etapa final. "O jogo está de igual pra igual. Quem abrir o placar tem boas chances de ganhar", disse.
Na volta para o segundo tempo, Luxemburgo colocou o atacante Neymar no lugar de Germano e o lateral-esquerdo Triguinho na vaga de Pará.
O Santos tornou-se mais ofensivo. Também passou a depender menos dos dois laterais, pois Neymar saía da área e buscava o jogo pelo meio.
Logo aos 4min, Paulo Henrique, apelidado de Ganso, arriscou o primeiro chute santista de fora da área no jogo. A bola passou perto do gol de Victor.
Aos 20min, Paulo Autuori ampliou a retranca do Grêmio. Tirou Tcheco, que pouco produzia, e pôs o zagueiro Thiego.
A partir daí, a equipe de Luxemburgo passou a dominar o meio-campo e empurrar o Grêmio para sua defesa.
E foi na jogada mais utilizada na noite de ontem que o Santos chegou ao gol da vitória.
Aos 34min, George Lucas avançou pela direita e cruzou para o meio da área. De frente para o gol, Paulo Henrique subiu mais que a zaga e cabeceou firme, no canto esquerdo de Victor. Foi o sexto gol do meia neste Brasileiro, o mesmo número de Kléber Pereira.
Aí, o Grêmio se desorganizou em campo. E, aos 40min, o zagueiro Rafael Marques foi expulso por falta em Neymar.
O Santos volta a campo no domingo, às 18h30, contra o Goiás, no Serra Dourada.


Texto Anterior: Capitão sente dor, mas sai satisfeito
Próximo Texto: Boca suja: Luxemburgo elogia a torcida e reclama de microfone
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.