São Paulo, quinta-feira, 20 de agosto de 2009

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F-1 acata cartilha das equipes em 2010

Novo regulamento não inclui o teto orçamentário nem a mudança na pontuação, como desejava a FIA

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A VALENCIA

Depois de meses de impasse entre FIA e Fota sobre as regras do Mundial de F-1 de 2010, a entidade que comanda o esporte finalmente divulgou os regulamentos técnico e esportivo para a próxima temporada.
Na queda de braço entre as equipes e a federação internacional, os times levaram a melhor, e a maioria de suas reivindicações foi atendida.
Principal ponto de discórdia entre as duas partes, o teto orçamentário que a FIA queria instituir a partir do próximo ano não consta das regras.
A ideia da entidade era dar mais liberdades técnicas às escuderias que aderissem à limitação de gastos. As equipes, por outro lado, alegavam que isso criaria duas categorias em uma, já que as regras seriam diferentes para cada grupo.
Para deixar clara a insatisfação, em junho, chegaram a anunciar a criação de um campeonato paralelo para 2010.
A manutenção do sistema de pontuação para o próximo Mundial também foi outra vitória importante dos times.
Ele permanece como agora, premiando os oito primeiros colocados com pontos: 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1, respectivamente.
No início deste ano, poucos dias antes da abertura da temporada, a FIA havia revolucionado o sistema para determinar o campeão, que levaria em conta o número de vitórias no ano e não mais o de pontos. Mas, depois da chiadeira generalizada de pilotos, equipes e torcedores, houve um recuo.
Na classificação, a F-1 terá alterações para acomodar maior número de carros no grid. Três escuderias entrarão na disputa. Se a BMW não arrumar comprador, serão 24 pilotos.
A sessão classificatória, que continuará com uma hora de duração, terá os mesmos moldes de agora, mas, no lugar de cinco, os oito mais lentos serão eliminados na primeira parte.
Na segunda parte, o Q2, mais oito ficarão de fora para que os dez mais velozes disputem a terceira e derradeira etapa, que irá determinar o pole position.
Como o regulamento não prevê mais reabastecimento nas corridas, os carros estarão nos treinos com o mínimo de combustível possível.
Outra alteração foi o aumento do peso mínimo dos carros, que sofreu acréscimo de 2,5%, de 605 kg para 620 kg.


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