São Paulo, sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas alturas

Fabiana Murer é campeã da Liga Diamante, a principal competição do atletismo no ano

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

A atleta campineira Fabiana Murer conquistou ontem o título de campeã da Liga Diamante no salto com vara.
Na etapa de Zurique, na Suíça, ficou com o ouro ao atingir 4,81 m. Ela pode escolher o que quer como prêmio pelo primeiro lugar na temporada: US$ 40 mil, cerca de R$ 70 mil, ou um diamante de quatro quilates. Fabiana ainda não fez sua escolha.
A Liga Diamante é disputada pela primeira vez neste ano. E é a principal competição da temporada com a chancela da Iaaf (Federação Internacional das Associações de Atletismo).
Ela substitui a extinta Liga de Ouro, mantendo a forma: reúne os melhores do ranking mundial para competir na Europa, nos Estados Unidos e no Oriente Médio. A última etapa será em Bruxelas, na Bélgica, na quarta-feira.
A conquista coincide com a ausência da maior estrela do salto com vara, a russa Ielena Isinbaieva. Campeã olímpica e recordista mundial com a marca de 5,06 m, a russa tirou este ano para repensar a carreira e prometeu retornar à ativa em 2011.
Outras rivais diretas de Murer pouco participaram da Liga Diamante. A polonesa Anna Rogowska, campeã mundial em Berlim-2009, disputou apenas duas etapas: ficou em terceiro em Roma e em sétimo em Mônaco.
A americana Jennifer Stuczynski dedicou-se ao seu casamento com o técnico Rick Suhr, em janeiro. Ela participou do Campeonato Norte-Americano de atletismo, em junho, e fez a melhor marca de 2010: 4,89 m.
Na única etapa que disputou da Liga, em Eugene, nos EUA, a americana não conseguiu superar os 4,58 m iniciais e abriu mão de participar do resto da temporada.
"Claro que a ausência da Ielena [Isinbaieva] abriu o caminho para mim, mas as outras ficariam para trás de qualquer maneira", disse Murer à Folha, por telefone.
A atleta tentou superar os 4,89 m ontem. Já com o título da temporada garantido, não conseguiu ultrapassar o sarrafo a 4,90 m. Mas não se chateou. Ela é dona de três dos quatro melhores índices do salto com vara em 2010.
Esse é o segundo título internacional importante de Murer nesta temporada.
Em março, no Qatar, ela saltou 4,80 m e conquistou o Mundial indoor. A prata ficou com a russa Svetlana Feofanova, que também amargou vice-campeonato na Liga Diamante. "Esta é a melhor temporada da minha vida, com certeza", festejou.
Os bons resultados podem ser atribuídos à nova técnica de salto. Desde maio, Murer dá 18 passos antes de fazer a alavanca com a vara. São dois a mais que o de costume. "Pensei que fosse demorar a me adaptar, mas deu tudo certo", afirmou a atleta.
Murer tem mais três competições antes de entrar de férias. Daqui a nove dias, salta na Itália. Cinco dias depois, na Croácia. E participa, em São Paulo, do Troféu Brasil, no dia 19 de setembro.


Texto Anterior: Pontaria do São Paulo despenca no Brasileiro-10
Próximo Texto: Fabiana é a segunda brasileira a vencer em circuito internacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.