São Paulo, domingo, 20 de setembro de 1998

Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Pela segunda vez desde o início do campeonato, jogos da rodada dominical são melhores do que os de sábado
Domingo rouba a cena no Brasileiro

da Reportagem Local

Depois de um jejum de quase dois meses, os grandes jogos de futebol voltam a ser o cardápio principal do domingo.
Hoje, pelo Brasileiro-98, acontecerão três clássicos estaduais, São Paulo x Lusa, América-MG x Atlético-MG e Juventude x Inter, este último uma revanche da final do Campeonato Gaúcho deste ano.
Outras duas partidas são reprises de finais nacionais já disputadas -Santos x Flamengo (a de 83) e Palmeiras x Vitória (a de 93). Por fim, haverá também um confronto de dois campeões brasileiros, Sport (87) contra Grêmio (81 e 96).
Dos sete jogos marcados para hoje, portanto, apenas Guarani x Goiás possui um apelo local. O clube de Campinas (SP), se vencer e for beneficiado por outros resultados, ficará entre os oito primeiros, na zona de classificação.
Este domingo rompe a tendência que surgiu logo depois da primeira rodada do Brasileiro-98, em que os jogos de sábado tinham mais atrativos, principalmente reunindo equipes com mais tradição.
No primeiro domingo deste Brasileiro, aconteceram dez jogos, seis deles clássicos estaduais. A média de público foi de 14.792 pagantes por jogo, 160% maior do que a registrada em 97, quando o atrativo foi um solitário confronto entre campeões brasileiros.
Da segunda rodada em diante, o sábado foi o dia privilegiado na tabela deste ano montada pela Confederação Brasileira de Futebol.
Nas 21 partidas disputadas aos sábados neste Brasileiro, 48% envolveram times que já foram campeões nacionais pelo menos uma vez, contra 17% dos jogos dominicais. O público também foi maior (17.710 pagantes por partida, 49% mais do que no domingo).
Também houve mais gols aos sábados -média de 2,57 até o dia 13, contra 2,34 aos domingos.
Os clubes paulistanos dominam os sábados -62% dos jogos envolveram pelo menos um deles. O Corinthians lidera nesse quesito. Ontem, disputou a oitava partida nesse dia, a sétima consecutiva.
Neste domingo atípico, em compensação, três clubes de São Paulo estarão jogando na capital -e, mais, o clássico estadual São Paulo x Lusa será no estádio preferido dos paulistanos, o Pacaembu. O estádio não recebia uma partida aos domingos desde 2 de agosto.
Mas se é bom para torcida, há jogadores que acham ruim. "É melhor jogar no sábado, porque assim folgamos no domingo", diz o atacante Leandro, da Lusa.
"Domingo é um dia que facilita mais para o torcedor. Isso dá um astral melhor", afirma o meia Zinho, do Palmeiras, que enfrenta o Vitória no Parque Antarctica, em partida que reúne dois dos times mais bem colocados no Brasileiro.
Na outra reprise de uma final, o vice-líder Santos recebe em casa um Flamengo em crise, que venceu apenas 3 de seus 12 jogos.
Em Caxias do Sul, o Juventude, que originalmente enfrentaria o Bragantino, recebe o Inter, em um clássico que deveria ter ocorrido domingo passado. A CBF alegou que o confronto não poderia ficar para o fim da fase de classificação.
No último clássico estadual, o América-MG, de volta à Série A do Brasileiro, expõe a boa campanha contra a tradição do rival Atlético-MG, campeão no primeiro campeonato nacional, em 71.



Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.