São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Com preparação conturbada, equipe do Morumbi pode atingir, diante do Guarani, maior estabilidade desde 1999

São Paulo tenta igualar série de vitórias

RICARDO PERRONE
DA REPORTAGEM LOCAL

Com um time que mal consegue treinar junto, o São Paulo tenta alcançar hoje a sua quinta vitória consecutiva no Brasileiro, algo que não obtém desde 1999.
Se bater o Guarani, a partir das 16h, em Campinas, a equipe de Oswaldo de Oliveira vai igualar a sequência de triunfos obtida há quase três anos, quando o técnico era Paulo César Carpegiani.
Essa estabilidade, que não foi possível nos dois últimos Nacionais, pode vir justamente numa edição em que a preparação tem sido bem diferente da considerada ideal por qualquer treinador.
Mesmo com todos os contratempos, o time do Morumbi disputa a liderança da competição.
Para começar, Oliveira recebeu o seu principal reforço, o meia Ricardinho, quando o campeonato já havia começado. Fora de forma, ele só fez a sua estréia na sétima rodada, contra o Grêmio.
Contusões e suspensões também têm atormentado o treinador. Hoje, o clube faz a sua 20ª apresentação no Nacional sem nunca ter repetido a mesma formação em dois jogos seguidos.
Os problemas físicos impedem até que Oliveira consiga treinar com todos os seus titulares.
Virou rotina no clube jogadores serem poupados dos treinamentos para cuidar de problemas físicos. Kaká, Ricardinho e Rogério, os três astros do São Paulo, estão entre os que frequentemente ficam fora dos treinos.
Eles também fazem parte do batalhão de jogadores que já desfalcou a equipe, forçando o treinador a fazer alterações.
As mudanças incomodavam mais quando o time acumulou uma série de cinco jogos sem vencer. Curiosamente, o clube se recuperou e começou a colecionar triunfos sem que as mudanças parassem. No jogo de hoje, o São Paulo voltará a sofrer alterações, já que Kaká, Ameli e Maldonado terão de cumprir suspensão.
Júlio Baptista entrará no lugar de Kaká. Júlio Santos e o lateral Gustavo Nery atuarão na zaga, pois a equipe adotará o 3-5-2.
Oliveira acredita que conseguiu superar as constantes mudanças graças a uma estratégia adotada nos treinamentos dos reservas.
Todas as semanas, os jogadores que não estavam entre os titulares na última partida, fazem um jogo-treino no CT. "Esses treinos permitem que a gente prepare algumas mudanças. Quando o jogador entra, não sente tanta dificuldade", disse o treinador.
A série de triunfos seguidos diante de Flamengo, Coritiba, Figueirense e Santos acabou com a grande oscilação do time na tabela. Os são-paulinos chegaram a ocupar a nona posição do Nacional, fora da zona de classificação.
A sequência de vitórias que o clube pode alcançar hoje esteve perto de ser completada no Brasileiro de 2001, mas a tentativa terminou de maneira melancólica.
Após bater Internacional, Botafogo, Flamengo e Cruzeiro, a equipe dirigida por Nelsinho Baptista perdeu de 7 a 1 do Vasco.
Hoje, Oliveira teme que os quatro triunfos seguidos provoquem um relaxamento em seus jogadores. "Disse a eles que, nesse campeonato, todos os times que chegam ao topo da tabela começam a ser derrotados", afirmou.
Além de tentar ampliar a sua relação de vitórias seguidas, o time do São Paulo defende uma invencibilidade de seis partidas.


NA TV - Record (menos para Campinas), Sportv (menos para Campinas e RJ) e Globo (só para SP)


Texto Anterior: Memória: Preparação do clube neste ano foi desastrosa
Próximo Texto: Perfil: Fábio Simplício sonha em liderar como Rogério
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.