São Paulo, terça-feira, 20 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Button festeja sozinho e agora vai pensar em 2010

Campeão preferiu ficar em seu hotel para lembrar a conquista em Interlagos

Sem contrato para o ano que vem, piloto irá começar a conversar com a Brawn GP para definir futuro na F-1 após seu primeiro título

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dia após conquistar seu primeiro campeonato de F-1, a única pressa de Jenson Button agora é para visitar a fábrica da Brawn GP, em Brackley, e agradecer aos membros de sua equipe, que anteontem, em Interlagos, assegurou também o Mundial de Construtores.
Copo de vinho branco na mão e uma camiseta com a frase ""What goes around comes around" (algo como "O que vai, volta", em inglês), o novo campeão mundial disse que agora irá começar a pensar sobre seu futuro, já que ainda não tem contrato assinado para 2010.
"Não decidi nada ainda. Quero ficar na equipe no ano que vem e quero estar num lugar em que possa lutar por vitórias como fiz neste ano", disse Button, que assegurou o título com uma corrida de antecipação.
"Acho que a Brawn tem potencial para repetir o que fez nesta temporada e agora vamos sentar e começar a discutir."
O que vem travando as negociações do piloto com o time é o alto salário pedido por ele. Depois de perder o apoio da Honda, Ross Brawn cortou o salário de Button em cerca de um terço -dos US$ 15 milhões que ganhava em 2008, passou a receber US$ 5 milhões. Mas agora, com a boa temporada e o título, ele reivindica novo aumento.
A única definição na Brawn por ora é que Rubens Barrichello não permanecerá no time na temporada que vem. O brasileiro já assinou contrato com a Williams para 2010, com opção de renovar por mais um ano.
Se depender da Brawn, Button ficará na equipe por pelo menos mais uma temporada -seu companheiro deve ser o alemão Nico Rosberg, já que a Mercedes deve aumentar sua participação na equipe.
"Jenson quer ficar e nós queremos que ele fique, o que já é um bom começo", afirmou Nick Fry, CEO do time inglês. "Eu não direi quão distantes estamos em termos financeiros, mas acredito que é uma ponte que nós podemos atravessar."
Mas Button não parece preocupado com seu destino. O piloto, que demorou dez temporadas na F-1 para ganhar seu primeiro campeonato, agora está mais preocupado em encontrar o pessoal da equipe.
"O reencontro só acontecerá na quarta-feira e vai ser especial. É sempre difícil falar com as pessoas em clubes noturnos porque a música é muito alta", disse ele, que ficou apenas 45 minutos na festa organizada para festejar sua conquista.
Button disse que preferiu ficar em seu hotel para poder se dar conta do que tinha acontecido. "Foi legal ver o pessoal, mas estava muito agitado para mim. Queria um pouco de tempo sozinho", falou o campeão.
"Acho que a maioria dos pilotos, quando tem a chance de vencer um campeonato, enlouquece. Mas cada um comemora de um jeito e para mim ficar tranquilo e relaxar no quarto foi o melhor jeito que achei."
Mas, apesar de não ter ficado a noite toda na festa, Button dormiu pouco em sua primeira noite como campeão do mundo. O piloto ficou bastante tempo com a mãe, Simone, e a namorada, a modelo de lingerie Jessica Michibata, no telefone.
"Fiquei acordado até umas 4h, deitado na cama, com um sorriso no rosto. Fiquei pensando no que tinha conquistado", contou o inglês, que acordou com marcas no braço causadas pelos beliscões que deu em si mesmo para ter certeza de que não estava sonhando -seu engenheiro, Andrew Shovlin, também ganhou algumas.
Depois de visitar a fábrica do time na Inglaterra, na sexta-feira Button embarca para Dubai, onde reencontrará a companheira, a quem ele dedicou o título -a última prova do ano será em Abu Dhabi, no dia 1º.
Juntos há um ano, Button pediu que a namorada não viesse ao Brasil para que ele pudesse se concentrar apenas na disputa pelo campeonato. "A Jessica ficou muito triste por não ter podido vir, mas entendeu totalmente a situação", disse.


Com agências internacionais

Texto Anterior: José Roberto Torero: Tico e Teco na Globo
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.