São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Contra o Brasil, país reedita final de 2007 do vôlei

DO ENVIADO A GUADALAJARA

A final feminina do vôlei no Pan vai ser entre a mais tradicional equipe do continente e a atual campeã olímpica. Cuba e Brasil, respectivamente, venceram EUA e República Dominicana e reeditam hoje, às 23h, a final do Rio-07, vencida pelas cubanas.
As cubanas dominam a modalidade desde Cali-71, com dez finais e oito títulos, mas viram brasileiras e americanas decidirem a Olimpíada de Pequim-08.
Em Guadalajara, porém, as cubanas ressurgiram e bateram os EUA na semifinal por 3 sets a 1 (25/17, 25/16, 25/27 e 25/21).
O Brasil confirmou o favoritismo e bateu as dominicanas por 3 a 0 (25/19, 25/18 e 25/23), com dificuldade só no terceiro set.
Comandadas pelo brasileiro Marcos Kwiek, as dominicanas erraram muito na recepção. Já o time de José Roberto Guimarães defendeu muito bem e, com mais volume, dominou desde o princípio.
As defesas e os contra-ataques brasileiros empolgaram a torcida que ocupou os cerca de 3.000 lugares do ginásio.
Na primeira fase do torneio, as brasileiras venceram cubanas e dominicanas por 3 a 1. O desempenho em finais contra Cuba favorece as rivais: duas vitórias contra uma.
Além da decisão no Rio, as cubanas venceram em Havana-91. Já em Winnipeg-99, foi a vez das brasileiras conquistarem o último título pan-americano delas, justamente no clássico das Américas.
Em ouros, porém, o tricampeonato brasileiro (1959, 1963 e 1999) ainda está longe dos oito títulos cubanos. Hoje, ascensão e queda estão em jogo no Pan. (MARCEL MERGUIZO)


Texto Anterior: Dupla do vôlei de praia vira sensação
Próximo Texto: Futebol: Seleção empata com a Argentina
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.