São Paulo, Sábado, 20 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torneio tem acusação de risco a atleta

da Reportagem Local

O treinador Servílio de Oliveira, única medalha olímpica brasileira no pugilismo, representado por seu clube, o A.D. São Caetano, entrou na Justiça pedindo a paralisação do Torneio dos Campeões por suspeitar que a competição de boxe amador está colocando em risco a vida de alguns lutadores.
A participação de três pugilistas estaria ferindo as regras da Associação Internacional de Boxe Amador, que proíbe lutadores que foram nocauteados de atuarem dentro de um período inferior a 30 dias.
Segundo Oliveira, bronze no México-68, Weber Mendonça, de Santo André, Welington Gomes e Marcone Dias, do Coliseu, teriam sido nocauteados no Paulista, o que os impediria de competir agora. Após a denúncia, outras agremiações, como o Corinthians e o Padote, que teriam lutadores nessas condições, os retiraram.
Oliveira diz que Newton Campos, presidente da Federação Paulista de Boxe, que organiza o torneio, se nega a apresentar as papeletas dos jurados.
"É óbvio que lá está registrado que perderam por RSCH ("Árbitro Suspende Luta por golpes na Cabeça", correspondente ao nocaute técnico, inexistente no amadorismo)."
"Na hora em que pediu não poderia mostrar, mas disse que ele poderia ir na federação e vê-las", disse Campos. (EO)

Texto Anterior: Boxe: Justiça dos EUA detém e algema Popó
Próximo Texto: Atletismo: Inglaterra contesta "doping polêmico"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.