São Paulo, domingo, 21 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na retranca, Joel busca a redenção

Demitido da seleção sul-africana há 4 meses, técnico, com o Botafogo, busca título da Taça Guanabara contra o Vasco

Treinador vai repetir tática das semifinais, quando venceu o Flamengo com forte marcação e apostando nas jogadas aéreas


SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

Quatro meses depois de perder a oportunidade de disputar a sua primeira Copa do Mundo ao ser demitido do comando da seleção da África do Sul, o técnico do Botafogo, Joel Santana, armou uma retranca para tentar conseguir o quinto título da Taça Guanabara na sua carreira. Hoje à tarde, o time de General Severiano enfrenta o Vasco, no Maracanã. O troféu vale vaga na final do Estadual.
Responsável pela reação da equipe no primeiro turno, o treinador é o segundo maior vencedor da competição e o único que ganhou o Estadual do Rio pelos quatro grandes cariocas (tem seis taças no total).
""Vou correr atrás do prejuízo. Estou perto. Por isso, quero ser campeão e não vice", disse Santana, ao questionar os jornalistas sobre quantos títulos Flávio Costa conseguiu.
O treinador da seleção brasileira na Copa de 50 foi oito vezes campeão no Rio, cinco pelo Flamengo e três pelo Vasco.
Santana foi contratado pelo Botafogo depois de Estevam Soares ser demitido um dia após o Vasco golear a equipe de General Severiano, por 6 a 0, no Engenhão, no primeiro clássico da Taça Ganabara.
""Não temos que pensar mais naquela partida. Depois da vitória contra o Flamengo, a equipe vai a campo com mais personalidade e a cabeça no lugar. Por isso, tem tudo para fazer um grande jogo. Respeitamos muito o rival, que é bom, mas o bicho vai pegar", falou Santana, que perdeu o cargo na seleção da África do Sul em outubro. O time sofreu oito derrotas nos últimos nove jogos comandos pelo técnico. Carlos Alberto Parreira assumiu o seu cargo. Por ironia, Santana tinha substituído Parreira.
O Botafogo conseguiu a vaga na final da Taça Guanabara após vencer o Flamengo, por 2 a 1, na última quarta-feira. O time jogou recuado, mas surpreendeu nas jogadas áreas. Na sexta-feira, Santana ensaiou mais jogadas pelo alto.
Já o Vasco vai tentar acabar com um jejum de sete anos sem vencer a Taça Guanabara. A última conquista foi em 2003, quando o time de São Januário também venceu pela última vez o Estadual do Rio.
""Não me preocupo com jejum, com tabu. Não tive participação nenhuma nisso. Temos que pensar em coisas boas, no histórico vencedor que cada um aqui dentro tem. Temos que usar isso de parâmetro para nos motivar e não pensar na derrota dos outros", disse o meia Carlos Alberto.


NA TV - Vasco x Botafogo Globo e Band (menos para SP), ao vivo, às 17h



Texto Anterior: Tostão: Quem decide é a vida
Próximo Texto: Força máxima: Recuperados, Nilton e Carlos Alberto jogam pelo Vasco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.