São Paulo, quarta-feira, 21 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa ameaça a Grécia e o futebol olímpico

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa declarou guerra ao governo grego, que estaria intervindo na federação de futebol do país. A crise pode não só tirar a Grécia das eliminatórias para a Copa-2002 como também enterrar de vez o torneio olímpico de futebol.
A entidade que controla o futebol anunciou ontem que vai expulsar a Grécia das eliminatórias e de todas as competições oficiais se não acabarem "as ingerências do governo no futebol" do país.
A ameaça da Fifa acontece depois de uma visita do escocês David Will, um dos vice-presidentes da entidade, a Atenas, cidade que vai receber a próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2004.
Will relatou o conflito entre o governo grego e o vice-presidente da federação do país, Víctor Mitropulos, acusado de corrupção. O governo quer a demissão do dirigente, o que a Fifa não aceita.
A entidade presidida pelo suíço Joseph Blatter costuma punir os países cujos governos façam algum tipo de interferência no futebol, como Guiné, por exemplo.
A Fifa, porém, tem poupado alguns países de grande tradição no futebol, como o Brasil, que assiste a duas CPIs que tratam de assuntos relacionados ao futebol.
O caso da Grécia, porém, afeta diretamente o torneio de futebol na Olimpíada de 2004.
Se a federação grega for punida, a seleção do país estaria fora dos Jogos -o país-sede da Olimpíada tem, tradicionalmente, um representante em cada modalidade.
Além da possível exclusão da seleção grega, as relações com o governo do país se deterioraram, o que prejudica a própria realização do torneio de futebol em 2004.
A Fifa estuda algumas reformulações no torneio de futebol olímpico e já cogitou até sua extinção.
As obras nos estádios gregos estariam atrasadas -quatro estádios em cidades próximas de Atenas receberiam jogos da primeira fase, e as decisões aconteceriam na capital grega no final de agosto.
Com a deflagração da crise entre Fifa e governo grego, aumentam as chances de o futebol ficar fora dos Jogos a partir de 2004.


Texto Anterior: Empolgado, time decide vaga na Copa do Brasil
Próximo Texto: CPI da Câmara já tem primeiro relatório
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.