São Paulo, sexta-feira, 21 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ESPORTE PENSE

Amyr Klink, mais uma vez, conta seu cotidiano incomum

da Reportagem Local

Imagine alguém relatando seu cotidiano, pequenos prazeres, conquistas, decepções, alegrias, angústias e pensamentos, de forma simples, humilde até.
Imagine, porém, que esse cotidiano está sendo vivido a milhares de quilômetros de casa, de forma solitária, num barco, topando com icebergs, tempestades furiosas e ondas colossais.
Em seu quarto livro, lançado na última semana, Amyr Klink não foge à regra que o consagrou, relatar aquilo que bem poderia ser uma aventura de contornos épicos da mesma maneira que um cidadão comum comentaria outro dia de trabalho.
"Mar Sem Fim" conta a última viagem de Klink, o feito inédito da circunavegação polar, nome técnico para uma verdadeira enrascada, um giro de 360 graus pela Terra pelo caminho mais curto e perigoso, ao redor da Antártica, realizada entre outubro de 1998 e março de 1999.
Exatos 141 dias, que o levaram da baía de Jurumirim, em Parati, até a Geórgia do Sul, ponto de partida e de chegada da circunavegação, quase três meses sem ver ou pisar em terra firme, cruzando o pouco amistoso Oceano Austral e dormindo meia hora para cada uma de vigília.
Só isso já seria suficiente para classificar a viagem de aventura, rótulo que Klink detesta -"Não sou um aventureiro". E, de fato, não é. Dos problemas relatados, nenhum passa sem análise, do diesel vagabundo que quase provoca um incêndio na cabine do Paratii até um processo de autopunição que o autor se submete após dormir demais e notar que quase colidira com um iceberg.
Klink, porém, conta tudo isso do modo tão natural que o leitor acaba se impressionando não com a magnitude do feito, mas com as sensações únicas que devem ser, por exemplo, surfar ondas gigantescas a bordo de um veleiro ou conviver com cachalotes como se fossem cachorros.
Da mesma forma que fez em seu primeiro livro, "Cem dias entre céu e mar", de 1985, em que chega-se a estranha conclusão de que nada tem de extraordinário um homem remar da África ao Brasil. Klink faz força para parecer comum e seus livros o mostram como tal. Mas, na verdade, nunca o será. (JHM)

Livro: Mar Sem Fim
Autor: Amyr Klink
Editora: Companhia das Letras
Quanto: R$ 26,50 (272 páginas)
E-mail mais.esporte@uol.com.br


Texto Anterior: Boxe - Eduardo Ohata: Contrato cancela luta
Próximo Texto: Navegador abre mercado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.