São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Danica é 1ª mulher a vencer na Indy

Piloto americana triunfa na prova de Motegi, no Japão

DA REPORTAGEM LOCAL

Danica Patrick, 26, conquistou, na madrugada de ontem, a primeira vitória feminina da história da Indy, categoria surgida nos EUA em 1979. A norte-americana triunfou nas 300 Milhas de Motegi, no Japão.
É a maior conquista de uma mulher no automobilismo mundial. Até ontem, a honra cabia à alemã Jutta Kleinschmidt, vencedora da categoria carros do Rali Dacar em 2001.
Danica é a quinta mulher a correr na Indy. Na F-1, outras cinco já tentaram a sorte. Nunca nenhuma chegou próxima ao feito conseguido em Motegi.
"Estou feliz por finalmente ter acontecido. Mas mentiria se dissesse que não achava que seria eu [a primeira mulher a vencer um GP na Indy]", contou ela, que disputou seu 50º GP.
Sua estréia na Indy foi em 2005, em Miami. No ano passado, terminou a temporada em sétimo lugar. Antes de vencer, seu melhor resultado era uma segunda posição, em Detroit.
A norte-americana brincou que a melhor coisa após a prova seria não ter mais que responder à pergunta sobre quando seria a primeira vitória. "Fui questionada inúmeras vezes sobre isso. Felizmente, não vão mais me fazer essa pergunta."
O final da corrida foi emocionante. Danica era a oitava colocada até a 189ª das 200 voltas.
Oito voltas depois, havia conquistado quatro posições. Foi quando assumiu a vice-liderança após Dan Wheldon e Tony Kanaan pararem para o pit stop. O último obstáculo era o brasileiro Hélio Castro Neves, ultrapassado na 198ª volta, faltando apenas duas para o final.
"Quando a Danica me passou, percebi que venceria. Ela fez um grande trabalho", elogiou o piloto da Penske, líder da temporada com 112 pontos.
Danica agradeceu à família e aos fãs. "E também à minha equipe [Andretti-Green] e a todos os que me apoiaram."
Michael Andretti, um dos donos da equipe, acredita que a partir de agora a guerra dos sexos dará o tom na categoria.
"Acho a Danica fantástica. Todos acreditamos nela, e ela provou hoje que é uma vencedora. Acho que essa é a primeira de muitas [vitórias]", disse.


Com agências internacionais

Texto Anterior: SC: Criciúma empata e desclassifica Avaí
Próximo Texto: Champ Car: Australiano vence último GP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.