São Paulo, segunda-feira, 21 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha se põe na rota das mulheres

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira de futebol feminino dará seu pontapé inicial na Olimpíada de Pequim justamente contra seu algoz na decisão do Mundial da China, a Alemanha.
Na final do ano passado, a equipe da goleira Angerer derrotou por 2 a 0 a seleção liderada por Marta, a melhor jogadora do mundo para a Fifa nos dois últimos anos -Marta desperdiçou pênalti na decisão contra Angerer.
Atual bicampeã mundial, a Alemanha divide com o Brasil o favoritismo no Grupo F, que ainda tem as seleções de Coréia do Norte e Nigéria.
A equipe do técnico Jorge Barcellos, que anteontem assegurou sua vaga nos Jogos com uma goleada de 5 a 1 contra Gana em Pequim, estreará na Olimpíada no dia 6 de agosto, às 17h (6h de Brasília) na cidade de Shenyang.
O segundo jogo do Brasil será contra a Coréia do Norte, no dia 9 de agosto, também em Shenyang, mas às 19h45 (8h45 de Brasília).
O Brasil encerra sua participação na primeira fase no dia 12 de agosto contra a Nigéria, em Pequim, às 17h no horário local. A Nigéria venceu o qualificatório africano, mas perdeu por 1 a 0 nessa disputa para a seleção de Gana, que foi presa fácil para as brasileiras na repescagem.
O Brasil, cuja seleção feminina foi representada ontem no sorteio por Paulo Dutra, supervisor da CBF, pode ter vantagens em cair na mesma chave da forte Alemanha apenas nas quartas-de-final, quando ficaria livre de cruzar com a poderosa adversária.
Caso as duas seleções confirmem o favoritismo e avancem como as duas primeiras colocadas do Grupo F, voltariam a se enfrentar na semifinal. As alemãs, comandadas em campo pela atacante Birgit Prinz, poderiam tirar, portanto, as brasileiras da final e jogar a equipe de Marta para a disputa do bronze.
Na Olimpíada de Atenas, em 2004, a seleção brasileira conseguiu a prata e esteve perto de tirar o ouro das americanas, que não têm a mesma força do passado -perderam do Brasil por 4 a 0 na semifinal do Mundial.
Além dos dois melhores de cada chave, os dois melhores terceiros avançam ao mata-mata no torneio feminino.


Texto Anterior: Gafe: Sorteio tem erro na bandeira do país
Próximo Texto: NBA: Phoenix perde depois de duas prorrogações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.