São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo joga por vaga e contra crise

Diante do Once Caldas, equipe do Morumbi tenta conseguir primeiro lugar em seu grupo na Libertadores e paz interna

Nos últimos dias, time de Ricardo Gomes conviveu com eliminação no Paulista e insatisfação pública do centroavante Washington

Ricardo Nogueira/Folha Imagem
O goleiro Rogério em treino do São Paulo, que
nesta noite enfrenta o colombiano Once Caldas


MARTÍN FERNANDEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo disputa hoje sua partida mais importante no ano. Às 21h50, recebe o Once Caldas no Morumbi, em jogo que vale a liderança do Grupo 2 da Libertadores-2010.
O time também joga para apagar a má imagem que deixou no Campeonato Paulista, do qual foi varrido pelo Santos, com duas derrotas (3 a 2 e 3 a 0) no mata-mata semifinal.
Uma vitória hoje servirá ainda para apagar o incêndio causado pelo atacante Washington, que detonou em público o treinador Ricardo Gomes e foi multado pela diretoria em 20% de seus vencimentos -algo em torno de de R$ 50 mil.
O São Paulo praticamente não corre riscos de ficar fora da próxima fase da Libertadores -só uma goleada do Once Caldas proporcionaria a eliminação. Mesmo assim, Ricardo Gomes sabe do risco que corre se não vencer hoje à noite.
"Bom resultado é vitória", declarou o treinador. "A permanência de qualquer técnico depende de resultados."
Na diretoria tricolor, o discurso ainda é de respaldo a Ricardo Gomes. O vice de futebol, Carlos Augusto Barros e Silva, e o diretor de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, estiveram ontem no treino do time com a intenção de mostrar que o técnico ainda tem crédito.
Mas um mau resultado hoje pode azedar a relação. "Em outras Libertadores, nós pecamos na primeira fase e acabamos pegando adversários mais fortes ou tendo que decidir fora de casa", comentou Jesus Lopes.
Duas das últimas três eliminações do São Paulo na competição continental foram fora de casa (2007, no Olímpico, e 2008, no Maracanã).
Para que a situação não se repita em 2010, o time de Ricardo Gomes tem que vencer hoje. O São Paulo chegou à última rodada da fase de grupos com dez pontos, um a menos do que seu adversário colombiano.
Se tropeçar, a equipe tricolor vai enfrentar um time que tenha liderado sua chave na primeira fase (ou um dos dois mexicanos já classificados). E terá que fazer a segunda partida longe do estádio do Morumbi.
Outra preocupação de Ricardo Gomes é fugir do duelo com times brasileiros na próxima fase. Nas últimas quatro edições da competição continental, o São Paulo foi eliminado do torneio por times nacionais.
"Nós queremos evitar os times bons, e os brasileiros estão nesse patamar", comentou o técnico. "Viajar para o México, por exemplo, não seria problema. Mas jogar na altitude seria ruim, seria como enfrentar uma boa equipe."
O Once Caldas nunca foi derrotado pelo São Paulo em competições oficiais. Em 2004, empatou um jogo e venceu outro diante do time então treinado por Cuca e arrancou para o título. Neste ano, ganhou por 2 a 1 em Manizales. "Eles sabem se defender muito bem", comentou Ricardo Gomes. "E sabem sair muito bem para o contra- -ataque, são muito rápidos."


NA TV - São Paulo x Once Caldas
Globo, Bandsports e Sportv (menos para São Paulo), ao vivo, às 21h50




Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Triplamente punido, Washington é mantido fora da equipe titular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.