São Paulo, sexta-feira, 21 de maio de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

A estátua se mexe
Conhecido como homem de pedra por sua habitual frieza, João Havelange quase desabou no Congresso da Fifa. O brasileiro, que presidiu a entidade de 1974 a 1998, foi o único homenageado ovacionado de pé. E duas vezes. Ao final da cerimônia, disse que foi um dos momentos mais marcantes de sua vida.

Só dava Brasil
No Congresso da Fifa, aberto com um musical, o Brasil novamente foi destaque. Os organizadores tocaram "Tico-Tico no Fubá" e "Fio Maravilha".

VIP
Convidado da Fifa, o ministro Agnelo Queiroz (Esporte) foi um dos presentes no congresso.

Carona
O amistoso da Fifa não teve o nome de nenhum anunciante nas placas publicitárias. Só quem faturou foi o Instituto Ayrton Senna, cuja marca foi estampada na faixa que os brasileiros levaram a campo.

Escolinha do Timão
O Corinthians enviou oito seguranças para protegê-lo no desembarque de ontem em São Paulo. Embora não tenha havido protesto, no trajeto até o clube a delegação foi acompanhada por dois carros da Polícia Militar. Da ronda escolar.

Na mão
Durou pouco a trégua entre situação e oposição no São Paulo. No jogo contra o Paraná, o conselheiro Edson Lapolla, que apóia a diretoria, trocou sopapos com Sebastião Gouvêa, contrário à administração.

Na casa dos rivais
Derrotado pelo São Paulo no jogo de ida das quartas-de-final da Libertadores, o Deportivo Táchira tem certeza de que voltará ao Brasil. Mas não se trata de confiança na classificação, não. É que decidiu fazer a pré-temporada de julho na capital paulista. A última do time venezuelano foi na Argentina.

Despedida
Eurico Miranda fez proposta a Romário. Quer que o atacante, que está descontente no Fluminense, encerre a carreira no Vasco. O jogador ficou de pensar e responder nos próximos dias.

Por enquanto não
A CBF enviou um fax ontem ao Vasco. Pediu desculpas por ter colocado em seu site que o goleiro Fábio, que tem contrato com o clube até 2006, é atleta do Benfica. Mas mesmo em São Januário a transação com os portugueses é dada como certa.

No DF
Grupo de empresários paulistas irá enviar sugestão ao Ministério do Esporte. Quer que ele proponha a transferência da sede do Comitê Olímpico Brasileiro do Rio para Brasília.

Choradeira
O manifesto, a ser entregue na primeira semana de junho, lembrará o fiasco do Rio na corrida pelos Jogos de 2012. Vai dizer que, tecnicamente, o projeto de São Paulo era melhor, mas o do Rio saiu vitorioso em eleição do COB porque as sedes da entidade e da maioria das confederações olímpicas ficam lá.

Justiça própria
O Clube dos 13 realiza na próxima semana novo seminário jurídico. O objetivo é definir como funcionará a corte de arbitragem, que será criada para tentar resolver pendengas entre os times da associação. A idéia é que cada um dos 20 clubes tenha um representante na corte, que seria convocada em casos como o de Ricardinho, que envolve São Paulo e Santos.

Referendo
Formatada a corte de arbitragem, ela deverá ir a votação na assembléia-geral do Clube dos 13, possivelmente já na primeira quinzena do próximo mês.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do técnico Lori Sandri, do Internacional, sobre a eliminação do Grêmio pelo Flamengo da Copa do Brasil:
- Não posso ser hipócrita. Fiquei contente mesmo. Ninguém desconhece que, aqui no Sul, a rivalidade é muito forte e que o insucesso de um reduz a pressão sobre o outro. Para o Inter, portanto, foi ótimo.

CONTRA-ATAQUE

Jeitinho russo

O atacante Alberto, ex-Santos, e o zagueiro Gustavo, hoje na Ponte Preta, chegaram a Moscou no início de 2003 para defender o Dínamo local.
O zagueiro Moisés, então no Spartak, foi o cicerone dos dois.
Durante caminhada por Moscou, a estampa de estrangeiros chamou a atenção da polícia, que parou o grupo e pediu documentos. Todos tinham o passaporte, mas no de Gustavo e Moisés faltava um formulário que a imigração russa exige.
Os três, então, foram convidados a entrar num camburão, mas, com medo, recusaram. Os guardas concordaram, mas pediram US$ 50 de propina.
Os brasileiros negaram, e o valor aumentou: US$ 50 por cabeça. Quase chorando, deram a "caixinha" e retornaram ao hotel. Só voltariam a passear por Moscou semanas depois.


Próximo Texto: Brasil de Parreira põe novo zero nos 100 anos da Fifa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.