São Paulo, segunda-feira, 21 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Com Deco mantido como titular, anfitrião da Eurocopa bate a Espanha, fica em primeiro no grupo e evita vexame

Receita de Scolari faz Portugal avançar

LUÍS FERRARI
DA REPORTAGEM LOCAL

"Demos a Portugal um dia de alegria", declarou Luiz Felipe Scolari depois da vitória por 1 a 0 sobre a Espanha, ontem em Lisboa.
O técnico capitalizou com suas opções mais criticadas. O brasileiro naturalizado português Deco, uma aposta de Scolari contestada até por outros atletas da equipe (como Luís Figo), foi considerado o melhor jogador em campo.
O meia do Real Madrid, que já se opusera publicamente ao treinador, não mostrou insatisfação por ter sido substituído no segundo tempo, abraçou Scolari antes de ir para o banco e elogiou o treinador depois da partida.
Após a classificação, o técnico agradeceu à torcida. "Sem o apoio do público, não teríamos a força para lutar para ir às quartas-de-final", afirmou o técnico, que destacou também a união do grupo, um traço marcante da conquista do pentacampeonato brasileiro.
Mas não poupou seus críticos. "Espero que o final [da Eurocopa] seja igual [ao do Mundial-02] . Algumas críticas são construtivas, mas outras, absurdas. Infelizmente na Eurocopa há jornalistas, que não são jornalistas, que escrevem sobre futebol sem saber de nada."
O resultado deixou a seleção local em primeiro lugar no Grupo A e eliminou o outro país ibérico da Eurocopa. A Grécia, que perdeu para a Rússia por 2 a 1 no outro jogo do grupo, é a segunda classificada. É a primeira vez que essa seleção passa às quartas-de-final da competição em sua história. Já a Espanha não era eliminada na primeira fase desde 1988.
Com cinco jogadores do Porto começando a partida- Carvalho, Costinha, Nuno Valente, Maniche e Deco-, Portugal buscou a iniciativa desde o começo do jogo. Ao todo, finalizou 15 vezes, contra seis da Espanha, a quem bastava um empate para a classificação.
No primeiro tempo, as principais chances portuguesas foram criadas por Cristiano Ronaldo, que quase abriu o placar, finalizando de cabeça um cruzamento de Figo a um minuto do intervalo.
Como Pauleta não conseguiu superar a marcação, Scolari o trocou por Nuno Gomes no início do segundo tempo. Em uma de suas primeiras participações no jogo, aos 11min, o atacante recebeu passe de Figo e bateu de virada da entrada da área para marcar.
A partir daí, a Espanha se lançou ao ataque e perdeu chances de empatar, principalmente com Raúl e Fernando Torres.
Scolari então pôs o volante Petit no lugar de Figo e, depois, o zagueiro Couto na vaga de Cristiano Ronaldo. Em um contra-ataque, Maniche só não ampliou aos 45min porque Raúl Bravo afastou a bola no último instante.
Os adversários de Portugal e Grécia serão definidos hoje, na rodada final do Grupo B.


Com agências internacionais


NA TV - Croácia x Inglaterra, Record e Sportv 2, e Suíça x França, Sportv, ao vivo, às 15h45


Texto Anterior: Remo: Brasileiros ficam em 11º na Copa do Mundo
Próximo Texto: Favoritas podem repetir o ocaso de espanhóis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.