São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holandesa crava saque mais rápido da história

Brenda Schultz-McCarthy, 35, atinge 209,2 km/h e supera norte-americana

Fora do circuito há sete anos devido a dores nas costas, tenista derruba recorde de Venus Williams registrado com 204,3 km/h em 1998


TALES TORRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

Aos 35 anos e dona do saque mais forte da história do tênis.
Quando Venus Williams fuzilou Mary Pierce em 1998 com um serviço a 204,3 km/h em Zurique, a holandesa Brenda Schultz-McCarthy, então aos 27, recuperava-se de uma cirurgia de hérnia de disco. Tentou voltar às quadras em 1999, mas sucumbiu às dores ali.
Foi assim até o começo deste ano, quando retornou ao circuito profissional, ambiente que conhece desde 1986.
O esforço foi premiado no piso de cimento do classificatório para o Torneio de Cincinnati.
Apesar de perder para a norte-americana Julia Cohen por 2 sets a 0, Schultz-McCarthy, de 1,88 m, atingiu uma antiga meta: voltar a ter o mais potente saque do tênis feminino. Se antes ele não passava dos 198 km/h, agora ela pode se gabar de atacar a rival a 209,2 km/h.
A marca, atingida no último sábado, foi homologada oficialmente ontem pela WTA, entidade que rege o tênis feminino.
"As pessoas sempre me perguntavam como eu sacaria aos 35 anos. Está aí. É fantástico", disse a holandesa, que teve um nono lugar em 1996 como melhor ranking. Hoje ela é a 311ª.
Atenta observadora dos saques de Andy Roddick (recordista masculino) e Mark Philippoussis, Schultz-McCarthy admite que concentra boa parte de seus treinos apenas no saque. "Nasci com braços rápidos, mas meu toss [lançamento da bola] era trabalhado por horas e horas", falou a tenista, que pretendia parar no fim do ano, mas já cogita atuar em 2007.
Apesar de comemorar o feito, ela prevê que seu saque será superado em breve. "Gosto do serviço da [australiana] Alicia Molik. É muito rápido. Acho que ela é a favorita para quebrar meu recorde", declarou.


Texto Anterior: Xico Sá: Pra cima com a viga, moçada
Próximo Texto: Palmeiras: Médico diz que goleiros podem antecipar volta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.