São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel FC

EDUARDO OHATA e BERNARDO ITRI painelfc.folha@uol.com.br

Aviso ao Planalto

A sinalização da Fifa de que o Itaquerão, com todas as garantias apresentadas, tem grande chance de sediar o jogo inaugural da Copa de 2014 causará impactos nas outras candidatas a abrir o Mundial. Brasília, cujo estádio prevê abrigar 70 mil pessoas, será a primeira afetada. Autoridades ligadas à Copa irão pressionar a cidade a reduzir a capacidade da arena, por não fazer mais sentido brigar pela abertura.



Comunicado. As outras cidades-sedes candidatas à abertura, Belo Horizonte e Salvador, também deverão ser conscientizadas de que não existe mais chance de a Fifa nomeá-las como o local da primeira partida da Copa.

Quem sabe? Corinthians e Odebrecht divergem sobre a inclusão do custo da retirada dos dutos da Transpetro nos R$ 820 mi. Andres Sanchez é enfático ao dizer que está dentro do preço. Mas o diretor da Odebrecht Participações, Carlos Armando Paschoal, fala ter dúvidas sobre a inclusão do valor.

Esqueceram... Ricardo Trade, diretor de operações do comitê organizador da Copa, quase não subiu no palco onde ficaram cerca de 20 vereadores, prefeito, governador e outras autoridades no evento de assinatura dos incentivos fiscais ao Itaquerão.

...de mim. Apesar de ter confirmação de sua participação, o cerimonial não havia deixado lugar para ele. Quando soube de sua presença e importância, já que é ligado à Fifa, que definirá onde será a abertura da Copa, foi arranjada vaga no palco.

À frente dos bois. Apesar de o discurso de executivos da Odebrecht dar como certa a liberação do financiamento pelo BNDES, o banco diz que não recebeu nem carta-consulta dos responsáveis pelas obras do Itaquerão.

Regional. O secretário da Copa na Bahia, Ney Campello, sugeriu, após ouvir questionamento do presidente do Sindicato de Arquitetura e Engenharia, José Roberto Bernasconi, em um evento no Estado ontem, que algumas pessoas querem transformar o Mundial num Torneio Rio-São Paulo.

Mordaça. Campello obedeceu acordo de não agressão firmado entre as sedes. Mas salientou que nem todas elas contam com estágios iguais de organização.

Ultimato. Após terem encaminhado manifestação oficial a Arnaldo Tirone, conselheiros influentes no Conselho de Orientação Fiscal alertam que, se o presidente palmeirense der aumento este ano a Kleber, enfrentará complicações políticas. Ficarão de olho nos balancetes.

Colaborou MARIANA BASTOS, de São Paulo

DIVIDIDA

"O Flamengo é amado, mas lá o conselho manda e o presidente tem pouca força"

GABRIELA GARCIA
diretora da Hypermarcas, sobre a dificuldade de o clube fechar patrocínio




Próximo Texto: É público
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.