São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesp afasta professores por 60 dias

DA REPORTAGEM LOCAL

A reitoria da Unesp (Universidade Estadual Paulista) decidiu ontem pelo afastamento preventivo por 60 dias dos professores Jayme Netto Júnior e Pedro Balikian Júnior das atividades docentes no campus de Presidente Prudente.
O período coincide com o prazo que a comissão instaurada pelo diretor do campus, João Fernando Custódio da Silva, tem para apurar o envolvimento de ambos no maior caso de doping sistemático do atletismo brasileiro, quando cinco atletas da delegação, que iriam para o Mundial, que está sendo realizado em Berlim, foram flagrados com a substância EPO (eritropoietina).
O objetivo do doping seria acelerar o tempo de recuperação dos atletas.
Técnico dos competidores flagrados, Jayme assumiu a responsabilidade pelo doping. Mas declarou ter sido induzido a ministrar EPO por Balikian, fisiologista da equipe.
Após a exposição do caso, mais dois atletas admitiram que também recebiam injeções e foram preventivamente suspensos pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).
Até hoje, Balikian não se pronunciou sobre as declarações de Jayme. Na segunda-feira, na volta às aulas em Presidente Prudente, o fisiologista limitou-se a dizer: "No momento oportuno, eu vou me pronunciar. Não tenho nada a temer".
Sobre Inaldo Sena, treinador que trabalhava junto com Jayme e utiliza a pista de atletismo do campus em Presidente Prudente, ainda não há uma decisão, já que ele não é funcionário da Unesp.
Sena utiliza o complexo graças a um convênio com a prefeitura, mas sua participação no caso também está sendo apurada pela comissão da universidade.



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Maurren e revezamento estreiam sob desconfiança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.