São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Valencia, Brawn faz resgate de seu começo

Equipe busca o acerto do início do ano para os pneus

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A VALENCIA

Dar passos para trás para voltar a evoluir. É com essa mentalidade que a Brawn GP chega à 11ª etapa do Mundial de F-1, o GP da Europa, às 9h de domingo, cujos treinos livres começam hoje, nas ruas de Valencia.
Após vencer 6 das 7 corridas iniciais, todas com Jenson Button, e obter três dobradinhas, a equipe caiu de rendimento.
Nas últimas três provas, seu melhor resultado foi o terceiro lugar de Rubens Barrichello na Inglaterra, em junho. Pior, viu a maior rival, a Red Bull, obter duas dobradinhas e encostar no Mundial de Construtores.
Enquanto a líder do campeonato somou 18 pontos nesses três GPs, a Red Bull fez 42.
Apesar da folga de quatro semanas desde o GP da Hungria, as fábricas foram obrigadas a ficar fechadas por 14 dias. Sem mexer nos carros pelo acordo dos times para cortar gastos, já na segunda passada, na volta das férias, os engenheiros da Brawn foram atrás das falhas.
"Chegamos a algumas conclusões", disse Button, que tem 18,5 pontos a mais que Mark Webber, vice-líder do Mundial. "Tivemos evoluções mecânicas no carro que vieram a pedido das mudanças aerodinâmicas que fizemos", falou Barrichello.
Para tentar solucionar as dúvidas e os problemas, a equipe usará os treinos livres de hoje para fazer uma avaliação mais precisa. Como os testes durante a temporada estão banidos, todas as análises são feitas com dados de simulações.
Ajustes na suspensão, na altura do carro, nas molas, entre outras coisas, serão testadas.
Segundo Button e Barrichel- lo, a meta é fazer o rendimento dos pneus voltar ao nível de antes -na Brawn, eles funcionam melhor com temperaturas elevadas, o que não foi o caso de Inglaterra e Alemanha.
"Adotamos um caminho porque queríamos ter cautela com os pneus, mas temos que fazer eles funcionarem dentro de uma margem, senão as evoluções aerodinâmicas que colocamos em nossos carros não significam nada", disse o inglês.
Por isso a Brawn testará os acertos que tinha no início do ano para as últimas sete provas. "A ideia é voltar ao que fazíamos nas corridas em que fomos bem. Vamos dar um passo para trás para podermos ganhar lá na frente", disse Barrichello.


NA TV - Treinos do GP da Europa
Sportv, ao vivo, às 9h



Texto Anterior: Governo da Argentina põe futebol na TV aberta
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.