São Paulo, sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO

O ABC do skate



Cidade da Grande SP faz festa com esportes de ação para festejar seus 456 anos, e skate ganha provas importantes


CARLOS SARLI
COLUNISTA DA FOLHA

Q UANDO OS SKATISTAS de São Paulo perderam sua principal pista, a Wave Park, no início dos anos 80, a Prefeitura de São Bernardo do Campo percebeu o poder do skate e acelerou a obra -para ser concluída antes das eleições- daquela que se tornaria a primeira pista pública do Estado de SP.
O prefeito foi reeleito, e a pista se tornou o principal polo para a prática de skate nos anos seguintes, embora o bowl "buraco de fechadura", feito na correria numa área meio pantanosa em frente à prefeitura, tenha afundado pouco depois.
Após longo período de abandono, no qual os skatistas dividiram o que restou da pista com figuras pouco amistosas, a área foi reformada e ampliada em 2007, até para a prática de outros esportes, num espaço de 21,7 mil metros quadrados que está entre os melhores do mundo.
Mantendo a tradição de prestigiar os esportes de ação, a cidade de São Bernardo, em comemoração aos seus 456 anos, promove, com organização da CBER (Confederação Brasileira de Esportes Radicais), o Jump Festival. Até domingo cerca de 300 atletas da escalada esportiva, do motocross freestyle (FMX), do patim in-line, da bike (BMX), do skate, entre outros, competirão em provas válidas inclusive pelo circuito brasileiro de FMX e o nacional de bike e skate.
As provas de FMX e BMX são as que contam com atletas de ponta.
Para o BMX, que não tinha circuito bem estruturado, as provas da CBER foram bem recebidas. O evento terá também competição de aéreo combinando atletas de bike, in-line e skate, e a entrada é gratuita. Enquanto isso, em Sobral, CE, a Confederação Brasileira de Skate (CBSK) promove a segunda etapa da sétima edição do Brasileiro de street skate até domingo. E na próxima semana, no Gás Festival, em São Paulo, será a vez dos verticais no "bowl" que saiu de Huntington, na Califórnia, e será montado no Jockey Club.
Para fechar, foram confirmadas uma etapa do Mundial de street skate no Rio, em novembro, e a segunda edição da Megarrampa no Brasil em São Paulo, em 26 e 27 de setembro.

SELETIVAS DE SURFE
O Mormaii Pro Jr, em Garopaba, SC, na próxima semana, começa a definir os sul-americanos que disputam o Mundial sub-20. E no longboard foram anunciadas duas novas etapas, em Salvador, BA, e Maracaípe, PE, em setembro.

CORRIDA DE AVENTURA
A etapa paulista do Adventure Camp será neste fim de semana na represa de Guarapiranga, com mais de cem equipes e percurso de 52 km.

MOUNTAIN BIKE
Eduardo Ramires, 46, venceu a última prova de preparação para o Mundial Master na França, a partir do dia 25.

sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Santos: Clube deve assinar contrato com atacante Jean
Próximo Texto: Xico Sá: Tem que ser freira?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.