São Paulo, sábado, 21 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

em sigilo

Seleção de basquete perde jogo secreto com a França, em Lyon, em preparação excêntrica para o Mundial da Turquia, daqui a uma semana

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

A seleção brasileira de basquete perdeu ontem o quarto dos sete jogos que disputou em sua pitoresca preparação para o Mundial da Turquia, a partir do próximo sábado.
Em Lyon, o time comandado por Rubén Magnano caiu diante da França por dois pontos (58 a 56). As equipes se enfrentaram com portões fechados, sem acesso da imprensa ou dos torcedores.
Segundo a assessoria de imprensa da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), a FFBB (sigla em francês para Federação Francesa de Basquete) pediu que não fossem passadas informações sobre a partida. Nem mesmo as estatísticas usuais.
Até o fechamento desta edição, não havia relatos na imprensa francesa do encontro. O site da FFBB não informou o resultado do amistoso. O sigilo gerou revolta no Twitter. O perfil da CBB foi bombardeado de críticas e, no meio da tarde, a confederação divulgou o placar final e a pontuação dos atletas.
Para os brasileiros, a partida era importante porque marcava a volta de Nenê e Tiago Splitter ao time após se recuperarem de lesão. Nenê não começou jogando e não pontuou. Splitter foi titular e anotou sete pontos.
Anderson Varejão, com entorse no tornozelo direito, foi poupado. A surpresa ficou por conta da ausência do capitão, Marcelo Huertas. Só ontem a CBB informou que o atleta está com uma tendinopatia patelar no joelho.
O médico da seleção, Carlos Andreoli, afirma que ele e Varejão atuarão amanhã, na estreia no Torneio de Lyon, contra a seleção da Austrália.
Costa do Marfim e França são os outros participantes. Esse foi o terceiro jogo fora do comum do Brasil dirigido pelo argentino Magnano.
No início do mês, a Nike, fornecedora de material esportivo da seleção neste ano, convidou jornalistas para acompanhar a seleção em duas partidas em Nova York.
Na primeira, contra a China, a imprensa só assistiu aos minutos finais. No dia seguinte, em uma quadra a céu aberto no bairro do Harlem, ocorreu um jogo de exibição contra Porto Rico. Os brasileiros foram vaiados pela falta de empenho nas jogadas e acabaram derrotados por uma diferença de 22 pontos.
As outras derrotas foram para Argentina e Espanha, em um torneio amistoso na cidade espanhola de Logroño, no início desta semana.


Colaborou SAMY ADGHIRNI.


Texto Anterior: Delegação do Pré-Pan sofre com desfalques
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.