UOL


São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PERSONAGEM

Duas rodas a menos desafiam visionário da F-1

DA ENVIADA ESPECIAL AO RIO

O nome John Barnard está associado a carros. Especificamente aos de F-1. Ex-projetista de Ferrari e McLaren, o inglês de 57 anos se aventura sobre duas rodas. Ele projeta motos da equipe KR, do ex-campeão das 500 cc Kenny Roberts.
Barnard brilhou e vagou no automobilismo. Projetou parte do M23, da McLaren, que em 74 levou Emerson Fittipaldi ao título. Desenvolveu o revolucionário Chaparral 2K, que venceria as 500 Milhas de Indianápolis, com Johnny Rutherford, e seria campeão da Indy, com Tom Sneva. Criou o McLaren Project 4, que levou o time a obter três títulos.
Em 89, outra revolução: o câmbio semi-automático. Passou pela Benetton e voltou à Ferrari, de onde saiu "expulso" por Michael Schumacher em 97 após falhar na caixa de câmbio miniaturizada.
A última guinada ocorreu graças à amizade com Roberts, que o chamou para a MotoGP. Barnard assumiu em janeiro o cargo de diretor técnico da KR tentando obter o sucesso que teve nos carros. "Para projetar carros, há normas e exigências, e o trabalho é manipular isso de forma vantajosa. Nas motos, há muitas coisas que podem ser feitas de novos jeitos."



Texto Anterior: Italiano pode obter 5º título na próxima etapa
Próximo Texto: Barros se decepciona com 12º lugar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.