São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil não tem dados que liguem doentes à atuação nos gramados

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil não possui pesquisas científicas que mostrem ligação entre Esclerose Lateral Amiotrófica e futebol. Um dos entraves é a dificuldade para se encontrar informações sobre ex-jogadores. O atleta mais conhecido que passou pelos gramados nacionais e foi vítima de ELA é Krzysztof Nowak, de origem polonesa, que jogou pelo Atlético-PR nos anos 90.
Também não existem estatísticas tão gritantes no Brasil que liguem a causa da doença à prática esportiva. A hipótese, no entanto, é uma das estudadas como causa da ELA. Nos EUA, a enfermidade é conhecida como doença de Lou Gehrig, em alusão a um célebre jogador de beisebol dos anos 20 e 30.
"Na atividade física intensa, você cria micronecroses nos músculos que liberam substância que o nervo pega e leva até o cérebro, contra a corrente. Ela se transforma em glutamato, que é tóxico", afirmou Acary Souza Bulle Oliveira, professor de neurologia da Unifesp/EPM e membro titular da Academia Brasileira de Neurologia.
Na ilha de Guam, no Pacífico, perto das Filipinas, o número de casos é cem vezes maior que a média. Isso chamou a atenção dos cientistas, que descobriram que habitantes da região, os chamorros, comiam uma fruta rica em glutamato e morcegos que se alimentavam do fruto. Os pesquisadores concluíram que atletas expostos a atividades intensas e os chamorros teriam predisposição à ELA.
O médico diz que existem também pesquisas sobre o efeito dos traumas das cabeçadas. Mas, apesar de existirem casos em zagueiros, a predominância é de meias e alas, que cabeceiam menos e correm mais. "No boxe também não observamos essa ligação", afirmou.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Em campo: Milan joga por primeiro triunfo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.