São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Telefone sem fio
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, recebeu um telefonema de Marco Polo Del Nero no início do ano no qual o presidente da FPF pedia que reconsiderasse sua decisão de barrar Edilson Pereira de Carvalho de dirigir partidas da equipe, segundo integrantes da cúpula santista. Tal pedido teria partido de Reinaldo Carneiro Bastos.

Opção única
Irritado, Teixeira respondeu entender que não tinha escolha, pois entendia que Del Nero já tomara sua decisão, segundo os santistas. Desde uma polêmica arbitragem em partida contra o São Caetano no Brasileiro-2004, Carvalho não apitava partidas do Santos. Del Nero nega ter participado desse diálogo.

Dica
Carvalho afirma que para o jogo com o Santos foi aconselhado por Bastos a ""olhar o São Caetano com bons olhos", que soube que o time do litoral enviou carta à FPF pedindo que não fosse mais escalado e que aí Bastos o aconselhara a ""fazer média com o Santos". Mas diz nada saber sobre participação de Del Nero.

Lá...
O Grupo de Repressão e Análise dos Delitos de Intolerância, que investiga organizadas, avalia que há similaridades entre os vândalos brasileiros e os hooligans ingleses. Trata-se da mesma visão da Comissão Interministerial para a paz no esporte.

...e cá
Assim como os ingleses, o Gradi tenta expandir cadastro de torcedores para ter suas fotos. A comissão estuda o uso de software que permite identificação dos torcedores por imagem, o mesmo usado na Inglaterra.

Cachorro morto
À Polícia Federal, a auxiliar Ana Paula de Oliveira disse que reprovou as duas atuações do ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho, acusado de fraudar partidas, em que esteve com ele no trio de arbitragem.

Pouco a declarar
Os depoimentos de Ana Paula e do juiz Paulo Cesar Oliveira à PF pouco acrescentaram à investigação sobre manipulação de resultados. Limitaram-se a dizer que Paulo José Danelon tinha muitos contatos entre os árbitros. Mas negaram qualquer tentativa de cooptação.

Modelo único
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo deve aprovar hoje a sugestão do Ministério Público de proibir torcidas de times visitantes de usar uniformes em clássicos. O secretário Saulo de Castro Abreu Filho, que se reúne hoje com o órgão e com cartolas, aprova a idéia.

Contra a parede
As organizadas já se mostram reticentes: falam em ir à Justiça para derrubá-la. O Ministério Público e a polícia contam com o momento desfavorável para as torcidas para chegar ao acordo.

Menu seleto
Apesar de já ter perdido cerca de 15 kg, Mustafá Contursi, presidente do Conselho Deliberativo do Palmeiras, resolveu tornar seu cardápio mais restrito. Na semana passada, Contursi deixou de ir a uma cerimônia na sede da prefeitura por causa de uma crise de hipertensão.

Tiro ao alvo
Fabiano, Pedrinho, Baiano e Warley estão na mira para integrar uma lista de dispensas no Palmeiras no fim do ano. As razões alegadas são "salário alto e rendimento aquém do esperado". A reforma teria como meta o pagamento de salários dos desejados Léo, Elano e Dagoberto.

Outro estrato
O fato de Marco Polo Del Nero entrar com o carro no Parque Antarctica começa a incomodar dirigentes palmeirenses. Questionam a razão de não poder estacionar e ir a pé, como todos.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do são-paulino Marcelo Portugal Gouvêa, sobre o fato de o nome do árbitro Heber Roberto Lopes ter sido citado em depoimento de Nagib Fayad, o Gibão:
- Nunca passou pela minha cabeça que ele seja desonesto. Mas sempre o achei um péssimo árbitro, sem preparo físico.

CONTRA-ATAQUE

Tiete à toda prova

Um fã do ex-jogador de basquete Larry Bird fez uma homenagem no mínimo original a seu ídolo. Trata-se do norte-americano Eric James Torpy, da cidade de Oklahoma (EUA), que foi condenado a 30 anos de prisão por homicídio e roubo.
Admirador de Bird, Torpy pediu que sua sentença fosse aumentada em três anos, pois assim igualaria o número da camisa do ex-jogador do Boston.
Bird defendeu o Boston de 78 a 92, equipe pela qual sagrou-se tricampeão. Também em três oportunidades foi eleito o melhor jogador da temporada da liga profissional de basquete.
Seu pedido foi prontamente acatado pelo juiz Ray Elliott.
- Acatamos o pedido e ele ficou bastante contente. Nunca vi nada igual em 26 anos no tribunal. Mas sei que está feliz, comentou o magistrado.


Próximo Texto: Segundona vira assunto de Estado em Pernambuco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.