São Paulo, domingo, 21 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Massa repete roteiro de 2006

Sem chance de ser campeão, brasileiro põe Ferrari à frente da McLaren em disputas no grid

Piloto, que pode igualar feito de Emerson Fittipaldi, não descarta jogo de equipe por Raikkonen, mas diz que vencer prova seria um sonho

LUÍS FERRARI
DA REPORTAGEM LOCAL

"É um dos grandes dias de glória da minha vida. É fantástico fazer a pole no Brasil."
Essa foi uma das primeiras declarações de Felipe Massa, após terminar o treino qualificatório de ontem em primeiro, sendo o único piloto do grid a encerrar a volta em menos de 1min12s naquela sessão.
Como no ano passado, ele chegou à última prova da temporada sem chances de ser campeão e com a incumbência de ajudar o companheiro na disputa pelo título. E foi pole.
Indagado se os sinais indicariam a repetição da vitória caseira, Massa respondeu de forma cautelosa, sorrindo: "Nunca é bom falar antes da prova".
Mas, com olhos marejados e a voz às vezes trêmula de emoção, ele mesmo citou mais de uma vez o exitoso GP de 2006. "É sensacional encerrar o sábado na pole, depois de um ano em que fui pole e acabei com a vitória", disse o brasileiro, 26.
"Foi outro dia fantástico e inesquecível. Espero que amanhã [hoje] também seja. É demais ver que sou pole e sentir a vibração nas arquibancadas."
Se vencer hoje, Massa irá repetir, 33 anos depois, o feito de Emerson Fittipaldi, que ganhou o GP Brasil em 1973 e 1974. Nenhum outro piloto brasileiro depois obteve duas vitórias seguidas.
Com o melhor tempo de ontem, feito que repetiu pela nona vez na carreira, Massa atingiu sua sexta pole da temporada -só Lewis Hamilton fez o mesmo número no ano.
O piloto, que não pode avançar ou perder o quarto posto no Mundial, deu à Ferrari a nona melhor posição de largada no ano, desempatando a luta com a McLaren nesse quesito.
Esse feito foi apertado. "Esperava até que me falassem pelo rádio "P2" [segundo], após todos os carros cruzarem a linha de chegada. Mas não aconteceu. Ainda bem", disse ele, destacando que já sabia que Hamilton fora muito veloz.
Com a pole assegurada, Massa ainda se deu ao luxo de percorrer a pista uma última vez em ritmo lento, saudando o público. Esse giro extra surpreendeu, pois começou a dois segundos do fim do qualificatório. "Dei a outra volta, porque a luz verde ainda estava acesa."
Quando parou o carro, saudou o público, a exemplo do que fez em 2006. E voltou a invocar o triunfo daquele GP.
"O ano passado foi ótimo e será um sonho terminar este fim de semana na mesma situação", completou ele.
Mesmo com o evidente interesse na vitória, Massa destacou que pode fazer jogo de equipe, se for decisivo para dar o título a seu companheiro, Kimi Raikkonen, que sai em terceiro, à frente de Fernando Alonso, terceiro postulante ao Mundial. "Espero vencer, mas obviamente farei o que for preciso para ajudar o time na disputa pelo Mundial de Pilotos."
Hamilton tem 107 pontos, Alonso, 103, e Raikkonen, 100.


NA TV - GP Brasil
Globo, ao vivo, às 14h


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.