São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Milésimo gol foi celebrado cinco dias após o feito

DE SÃO PAULO

A celebração do milésimo gol, um dos mais emblemáticos momentos da carreira de Pelé como jogador, aconteceu no dia errado.
Em 1995, a Folha revelou que a façanha não ocorreu no Maracanã, contra o Vasco, em 19 de novembro de 1969. Naquela noite, o ex-jogador do Santos marcou um gol de pênalti, sob o olhar de 65 mil pessoas. Cercado por jornalistas, dedicou o feito às "crianças pobres".
Mas, na verdade, o legítimo gol 1.000 de Pelé aconteceu cinco dias antes, sem nenhuma festa. Foi depois de uma cobrança de pênalti, só que em João Pessoa, durante uma excursão do Santos pelo Nordeste. Pelé marcou um dos gols da vitória do time santista sobre o Botafogo-PB por 3 a 0.
O erro de cálculo na contagem do milésimo gol aconteceu porque a estatística oficial de Pelé ignorou um gol feito em seus primeiros anos de carreira, em 1959, quando o atleta estava no serviço militar e defendia a seleção do Exército.
O gol esquecido foi marcado por Pelé no Sul-Americano militar daquele ano, em jogo disputado no Rio, contra o Paraguai. Na época em que a Folha apontou o erro no gol 1.000, Pelé disse que ia rever sua estatística.
Em sua carreira, Pelé tem 1.281 gols reconhecidos pela Fifa. De acordo com a entidade, foi o primeiro a atingir a marca dos mil gols.


Texto Anterior: Documento tem dia do aniversário errado
Próximo Texto: Na estreia, Coreia torce por asfalto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.