São Paulo, domingo, 21 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coadjuvantes duelam nas Finais da ATP

TÊNIS
Torneio em Londres define quem fica no 3º posto do ranking

DE SÃO PAULO

O nome do torneio que começa hoje em Londres é Finais da ATP, mas a definição dos dois primeiros lugares do ranking já foi finalizada.
Com sete títulos no ano, incluindo três Grand Slams, o espanhol Rafael Nadal já se garantiu no topo do ranking ao final da temporada.
Campeão do Grand Slam que "sobrou", Roger Federer também já assegurou a segunda colocação, com um sprint nas últimas semanas.
Assim, o torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada e oferece ao campeão invicto 1.500 pontos (contra 2.000 de um vencedor de Grand Slam) é um grande atrativo para os "coadjuvantes" do circuito.
O sérvio Novak Djokovic tenta terminar na terceira colocação no ranking pelo quarto ano consecutivo.
Seus adversários são o sueco Robin Soderling e o britânico Andy Murray.
A diferença entre os três é de apenas 275 pontos, pouco mais do que vale uma vitória na fase de grupos (200).
Djokovic é quem tem o melhor retrospecto no torneio (foi campeão em 2008, em Xangai), mas vive um final de temporada atípico.
Pela primeira vez na história, a Sérvia está na final da Copa Davis e recebe a França, de 3 a 5 de dezembro, em Belgrado. Djokovic, 23, é o principal nome da equipe.
Em sua segunda participação no torneio, Soderling, 26, chega a Londres embalado.
Na semana passada, ele venceu o Masters 1.000 de Paris, seu primeiro título em um torneio deste porte, e alcançou seu melhor ranking (quarto), superando Murray.
"Sinto que estou melhorando e gostando de ser um tenista top. Foi para isso que eu trabalhei e onde eu quero estar", disse o sueco, que foi vice em Roland Garros pelo segundo ano consecutivo.
Murray, que já foi vice-líder do ranking, tem a seu favor o fato de jogar em casa.
"É fantástico poder jogar diante da minha torcida de novo", afirmou o escocês, que no ano passado não passou às semifinais por desvantagem no saldo de games.
E são justamente os concorrentes diretos que fazem o jogo inicial de simples do torneio londrino, às 12h.
"Todos os jogos que fiz com Andy foram muito duros", afirmou Soderling, que venceu as duas últimas das quatros partidas contra Murray. "Ele se movimenta extremamente bem", completou.
Às 18h, Federer completa a primeira rodada do Grupo B contra o espanhol David Ferrer, sétimo do ranking.
No Grupo A, estão, além de Nadal e Djokovic, o tcheco Tomas Berdych, sexto do mundo, e o americano Andy Roddick, oitavo. A rodada inicial do grupo está marcada para amanhã. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais.


NA TV
Finais da ATP
12h e 18h Sportv 2




Texto Anterior: Flamengo volta a vencer e espanta degola
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.